Como desentupir a pia da cozinha


4253637341_06ef41ccc3

Quem nunca se encontrou numa situação difícil quando entupiu o encanamento da pia da cozinha e começou a voltar um cheiro desagradável? Além disso, toda vez é uma verdadeira luta para que a água realmente escoe e siga o seu curso. Nessas horas vale tudo para tentar desentupir a pia, mas nem sempre se tem êxito. Os encanadores ou os maridos de aluguéis podem ser uma solução, mas a simplicidade da tarefa permite que tudo seja feito sem a necessidade de chamar uma assistência. Se acaso, não tem ideia de como desentupir a pia da cozinha, siga essas dicas e obterá êxito.

4587151527 b007f4f113 Como desentupir a pia da cozinhakelly cree/Flickr

Como desentupir a pia da cozinha

  1. Limpe o sifão da pia — O sifão é aquela peça que fica na curvatura do encanamento que fica entre a pia e a saída do esgoto. Para limpar é necessário colocar uma balde ou uma bacia embaixo do sifão. Depois disso basta retirá-lo e toda a sujeira acumulada irá cair dentro do balde ou da bacia. Faça uma limpeza completa e devolva ao lugar. Mas caso não resolva o problema use a dica número 2.
  2. Retire a tubulação e faça uma limpeza – Essa dica é fundamental, mas deve se tomar alguns cuidados. Primeiro somente pode utilizar desse procedimento se existir ferramentas adequadas e, se o motivo do entupimento, esteja entre a pia e o encanamento que liga ao esgoto. Caso seja após, deve utilizar as outras dicas. A limpeza dos canos pode ser feita com bicarbonato, vinagre e água quente. Assim que retirar o excesso de gordura e alimentos concentrados, reinstale o encanamento.
  3. Derrame bicarbonato – O bicarbonato costuma ser eficaz contra a gordura, pois ele ferve e faz com que comece dissolve-la. Coloque uma colher de bicarbonato na entrada do cano da pia e despeje um pouco de água quente vagarosamente. Deixe agir por dez minutos e experimente soltar mais água. Também poderá jogar um copo de vinagre para aperfeiçoar o resultado.
  4. Utilize água quente com detergente – Ferva a água já com o detergente. Assim que levantar fervura, despeje no ralo e espere que vá desentupindo devagar.
  5. Sada caustica – A soda caustica é uma das formas de desentupir. Porém, tome cuidado com a quantidade. Coloque apenas uma colher pequena e derrame água de vagar. Deixe agir por uns dez minutos e retire a soda com a água, mesmo que não tenha obtido êxito. Colocar soda em excesso e deixar muito tempo, fará corroer o encanamento e a bacia da pia.
  6. Diabo verde – Coloque apenas meio copo do produto e deixe agir por cinco minutos. Retire na sequência.

2056823715 f2339fa004 Como desentupir a pia da cozinhaPowellizer/Flickr

Dicas

  • Sempre que prepara um cafezinho, jogue a borra no encanamento da pia. A borra do café funciona como as fibras para o corpo humano, facilitando o fluxo de tudo o que por ali passar. Ela vai agregar a gordura à sua matéria e não deixará grudar na parede do encanamento.
  • Quando sobrar um pouco de coca cola ou outro refrigerante no fundo do litro, também despeje no ralo da pia. Irá colaborar com a limpeza dos canos.

Segurança

  • Para realizar a limpeza ou utilizar produtos químicos, utilize sempre luvas e, se possível, mascara. A luva é essencial, quanto à máscara, procure não deixar entrar produto ou sujeira em contato com os olhos.
  • Sempre que usar qualquer produto químico leia o rótulo e o manual de instrução e, não deixe crianças e animas de estimação por perto.

2209615897 8b0f2f26ff Como desentupir a pia da cozinhaMoToMo/Flickr

Siga essas dicas e nunca mais tenha problemas com entupimento da pia.

Boa sorte e sucesso sempre!

(Imagem Destaque: granite-charlotte/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !