Como desentupir chuveiro


chuveiro1

Um chuveiro entupido é uma ocorrência muito comum na maioria dos lares muitas são as causas podem levar a isto e que podem ser evitadas com a prática de procedimentos simples. Porém se você já esta vivenciando esta situação vamos ajudar-lo a partir de agora a resolver. Veja a seguir.

Sem stress:

Com eu disse um dos problemas mais comuns e ao mesmo tempo irritante que pode acontecer em qualquer residência é o entupimento de chuveiros. Afinal quer coisa mais gostosa e reconfortante de se fazer do tomar aquele banho gostoso e tranquilo quando você chega em casa depois de um dia cansativo e desgastante no trabalho. Pelo contrário… Quer coisa mais desagradável e irritante do que chegar para relaxar no banho e ao invés disto perceber que o chuveiro esta apenas gotejando ou então deixando cair aqueles fios de água fria bem no meio da ducha nas suas costas ao invés de lhe proporcionar aquela ducha forte e refrescante.

Creio que muita gente passa ou já passou por isto sem nem ao menos saber que providências tomar para resolver o problema. O pior de tudo é que por esta falta de informação para solucionar este problema relativamente fácil. A pessoa ao invés de relaxar termina por ficar mais stressada ainda, terminado o dia na maioria das vezes pior do que quando começou. Leia o artigo a seguir até o final e verá que solucionar este problema não é tão difícil quanto parece.  Na maioria das vezes uma limpeza no chuveiro que leva pouquíssimo tempo e poderá ser feito por você mesmo irá resolver satisfatoriamente o problema.

 

43648832 159e5f4f15 z Como desentupir chuveiro

Via Flickr

O que você vai precisar:

Dependendo do modelo de seu chuveiro, do tipo de instalação hidráulica e elétrica, e também do problema em si, a lista de materiais a seguir poderá variar levando você a não necessitar usar todas. Veja as que são necessárias para você e separe-as, ou então separe todas usando somente as que deverão ser realmente usadas.

  • Chave de fenda pequena – “6 polegadas.”
  • Chave philips pequena – “6 polegadas.”
  • Chave de teste – ” Aquela chave de fenda que tem uma luz no cabo, usada para verificar se tem ou não corrente na rede elétrica.”
  • Alicate universal – “Prefira os usados por eletricistas que tem cabo isolante para alta tensão.”
  • Veda rosca – “Fita teflon.”
  • Fita isolante – “Prefira sempre as anti-chamas.”
  • Chave inglesa ou Chave de Grifo
  • Escova de lavar roupas. “poderá usar também uma escova de dentes velha.”
  • Escada de abrir pequena.
  • Pano limpo.

Como fazer:

  1. Antes de iniciar a tarefa certifique-se de desligar a rede elétrica que abastece a energia para o chuveiro. Caso não tenha um disjuntor separado para isto desligue a chave geral da rede.
  2. Certifique-se usando a chave de testes, se realmente não tem energia nos fios. Este procedimento poderá ser feito tocando a ponta da ferramenta que tem a fenda nos pequenos parafusos do conector alternadamente. Em geral estes conectores são como um dado feito de porcelana ou plástico e é usado para conectar os fios do chuveiro aos fios da rede. A maneira correta para este procedimento e encostar a ferramenta nos parafuso alternadamente ao mesmo tempo que toca a parte metálica no topo do cabo da mesma com o polegar. Caso a luz no cabo da chave acenda é por que ainda tem energia caso permaneça apagada tudo ok. Lembre-se de repetir o procedimento em ambos os parafusos alternadamente.
  3. Use a escada e se possível peça alguém para segurá-la para você para evitar acidentes e solte a base do chuveiro onde sai a água, ou seja, aquela cheia de furinhos, girando-a no sentido anti horário. Esta base em geral é rosqueada e é o modelo usado na maioria dos chuveiros convencionais. Lembre-se porém de firmar bem o chuveiro com a outra mão para evitar que quebre a tubulação de água ao qual esta conectado. Caso no seu chuveiro a base não seja rosqueada procure o manual da mesmo e veja como ter acesso a parte interna desta tampa para limpeza.
    5097606414 11de5050e9 z Como desentupir chuveiro

    Via Flickr

  4. Limpe bem esta tampa do lado interno e externo usando a escova de roupas ou de dentes sob água corrente. Na maioria da vezes este é o motivo do entupimento, pois, as impurezas da água vão acumulando ali bloqueando os pequenos furos e assim a passagem da água. Verifique se esta bem desentupindo olhando-a contra a luz.
  5. Monte a tampa novamente girando-a agora no sentido horário sem se esquecer de firmar novamente o chuveiro com a outra mão para evitar a quebra da tubulação.
  6. Abra o registro de água do chuveiro e verifique se não esta vazando em volta da tampa e principalmente se a água sai agora normalmente em fios diretos sem interrupção ou gotejamento em todos os furos. Se o jato que você vê agora for melhor do que antes e satisfatório prontinho seu problema esta resolvido. Caso não perceba nenhuma alteração e o entupimento persiste continue seguindo o tutorial.
  7. Feche o registro de abastecimento de água do chuveiro junto a caixa ou no próprio banheiro quando existir ou então vá até a caixa d\’água e isole usando um pano limpo a entrada do tubo que sai da caixa e serve para abastecer o chuveiro.
  8. Use a chaves philips ou fenda de acordo com o modelo de seu registro para soltar a manopla e também a canopla de acabamento para ter acesso a parte interna do mesmo onde deverá usar a chave de grifo ou inglesa para abrir o mesmo girando no sentido horário. Você terá acesso a bucha do sistema de fechamento de água do mesmo. Aproveite para abrir o registro geral ou retirar o pano quando for o caso para ver se a água esta realmente chegando até o registro. Caso não esteja pode ser que a tubulação esteja com ar ou entupida. Neste caso em especial que é muito raro mantenha o registro aberto e abra mais torneiras e acione a descarga para ver se chega água, em geral você ouvira sons de ar na tubulação e logo estará normal caso não seja este o caso prossiga ou procure ajuda de um profissional para verificar entupimentos na tubulação.
  9. Verifique se a bucha não esta presa mantendo obstruída a passagem de água parcial ou totalmente em caso de registros de caixeta que é um sistema de fechamento onde a bucha é substituída por uma esfera verifique se a mesma não esta solta ou quebrada. Caso perceba algumas destas ocorrências substitua a peça danificada.
  10. Monte tudo novamente e faça novo teste. No geral este procedimento resolve o problema quando o primeiro não o faz a contento  e é também um dos problemas causadores de entupimento de chuveiro mais comuns. Caso ainda persista o entupimento então poderá haver algo mais grave como entupimento da própria tubulação com ja foi dito e neste caso recomendo que procure ajuda de um profissional especializado já que esta tarefa é mais complicada e requer maior conhecimento.
4271842203 10b76083c0 z Como desentupir chuveiro

Via Flickr

Dicas que ajudam a evitar estes problemas.

  • Execute regularmente num período semestral os passos de 1 a 6 contidos neste tutorial. Devido a impurezas da água e da própria tubulação os furos de saídas de água que são pequenos podem se entupir em períodos maiores que este.
  • Evite quando for fechar o registro do chuveiro ao terminar de usar, força demasiada ao fechá-lo. Isto poderá causar danos ao sistema de vedação levando-o aos problemas acima. O ideal ao fechar é que aperte levemente e aguarde que a água que ficou pingando um pouquinho no chuveiro pare por si só. Geralmente ela não passa de um restante que esta no próprio chuveiro e ira se conter sozinha. Caso isto não ocorra e você precise apertar demais o registro é sinal de que o mesmo precisa ser substituído. Esta regra vale para qualquer tipo de registro ou torneira.
  • Sempre que o fornecimento de água na caixa de sua residência for interrompido por qualquer motivo e a caixa se esvazie por completo ou você ficou sem água, procure deixar algumas torneiras abertas ao mesmo tempo quando do retorno do abastecimento isto evita entrada de ar na tubulação ou ira remover o que entrou.
  • As vezes o chuveiro não esta entupido e sim usando o redutor de pressão de entrada de água no mesmo que fica posicionado junto a conexão da entrada de água do chuveiro e o cano que abastece o mesmo. Se os procedimentos acima não resolverem você poderá verificar soltando o chuveiro e removendo quando for o caso.
  • No caso de precisar remover o chuveiro e quando a conexão não for feita com dadinho “conector elétrico de louça” e sim por emenda direta de fios use o alicate para cortar antes de retirar o chuveiro e refaça de novo após o conserto e isole bem com fita isolante anti chamas de preferência.

Muito bem pessoal espero que estas dicas possam ajudar-lhe a resolver este pequeno problema que é o entupimento de chuveiros. Desejo-lhe um refrescante e restaurador banho e boa sorte.

2 replies to this post