Como desentupir o nariz


5315473281_d5838dd9e5_b-F550x450

Nariz entupido é um problema e tanto, ainda mais quando não sabemos de onde vêm suas causas e como fazer para solucionar o entupimento das vias respiratórias, causando diversos desconfortos e situações constrangedoras. O nariz entupido é nomeado, pela medicina, de congestão nasal, e acontece quando uma pessoa contrai problemas nasais como gripe, constipação, rinite ou irritação nasal, que é decorrente de fortes odores ou excesso de fumaça absorvidos pelo nariz. Os sintomas da congestão nasal apresentam-se como dificuldade respiratória constante, espirros, dor de garganta e escoamento de líquidos pelas narinas. Em épocas frias do ano, como inverno e outono, os resfriados e gripes deixam as pessoas mais vulneráveis ao entupimento nasal. O problema é que a estação passa e, as vezes, o entupimento continua.

508117228 54d4d2855b b F550x450 Como desentupir o nariz

Via creativecommons

Como acontece o entupimento:

Os vírus que se instalam nas vias respiratórias, originários das secreções nasais, atuam no organismo aumentando o poder das secreções. Com isso, o sistema imunológico é ativado construindo a defesa do organismo, gerando uma sensação de entupimento nasal, um barramento natural que prejudica a respiração e a fala das pessoas. Para solucionar este problema existem métodos químicos e caseiros. Medicamentos devem ser utilizados apenas com orientação médica, não sendo recomendada a auto-medicação, que pode agravar o problema ou originar outros.

  • Lavagem Nasal: A lavagem nasal é utilizada para limpar as impurezas e micro-organismos presentes nas vias respiratórias que causam desconforto e problemas na respiração. Para fazer uma lavagem nasal, coloque, em um copo com água potável, uma colher de sal e misture de forma a eliminar as características visuais do sal na água. Após isso, incline o pescoço, eleve a cabeça e vá colocando pausadamente a solução em uma narina, para que ela vaze na outra. Este é um método prático e eficiente para limpar e aliviar as sensações de incômodo no nariz.
  • Receita para Desentupir o Nariz: Abaixo aprenda uma receita muito simples para poder desentupir o nariz usando poucos recursos. Serão necessários apenas:
  1. Água;
  2. Algumas folhas de eucalipto;
  3. Sal grosso.
  • Primeiro, coloque em uma panela a água as folhas de eucalipto e o sal grosso, e ponha em fogo baixo levando à fervura por alguns minutos (cinco, no máximo). Para usar essa receita, faça inalações de forma leve e contínua e repita no decorrer da semana se julgar necessário.

Essa mesma receita pode ser feita com camomila ao invés de eucalipto, sendo usada através da infusão do vapor obtido. Os efeitos são os mesmos.

  • Massagem Nasal: Além de remédios, chás, lavagens e inalações, existe ainda um outro método para desentupir o nariz, sem utilizar nenhum ingrediente, apenas os dedos das mãos. Coloque a ponta dos dedos polegares ao lado de cada via nasal e aperte com moderada força por trinta segundos. Depois, com os outros dedos, massageie a região e vá direcionando rumo à parte de baixo da orelha. Faça esse movimento três vezes seguidas. É possível perceber que algo desprende do nariz e desce pela garganta, aliviando a respiração e a passagem de ar nas narinas.
1518830656 53439f2133 z F550x450 Como desentupir o nariz

Via creativecommons

Essas são algumas dicas para acabar com o entupimento nasal e eliminar a má sensação que esse problema tanto nos causa. Aproveite as dicas e livre-se deste problema. Boa sorte!