Como desenvolver um trabalho escolar


Só de ouvir qualquer coisa sobre trabalho escolar você já entra em pânico? Sabia que o grande responsável por esse medo é a falta de técnica para produzir um trabalho de boa qualidade? Muitas pessoas são extremamente inteligentes, mas na hora de transmitirem o conteúdo desenvolvido, muitas vezes cometem erros cruciais para a nota final.

Pensando nisso, preparamos um guia especial para que você produza trabalhos escolares da maneira correta e com muita qualidade. Confira abaixo:

Atenção ao tema

É fundamental marcar um limite para o tema, por exemplo, se o professor solicitou um trabalho sobre a História do Brasil, você precisa abordar tudo que envolva esse tema, desde as primeiras fases e aspectos. Mas se ele solicitar um trabalho sobre Revolução Industrial, você deve apenas desenvolver um trabalho sobre o tema em específico, pois quanto mais assuntos alheios você tentar colocar no texto, maiores serão as chances de o professor acreditar que você está enrolando.

Fontes

livros11 Como desenvolver um trabalho escolarJanaína de Oliveira/Flickr

Pesquise diversas fontes que abordem pontos de vista diferentes e as opiniões de autores renomados. Para facilitar, faça um resumo de cada livro e material de leitura para reunir as ideias principais do trabalho. No final da pesquisa, lembre-se que o apanhado de informações serve apenas para orientar o seu trabalho, não para fazer cópias. Seja original sempre!

Cuidado com a ortografia

Com a popularização da internet, é difícil perceber erros ortográficos, afinal os editores fazem correções automáticas nos textos. Depois de escrever, faça uma pausa, beba um pouco de água e então leia calmamente parágrafo por parágrafo. Nesse momento, verifique se há algo fora do lugar ou se é necessário acrescentar ou retirar algo do trabalho. Lembre-se que as suas ideias precisam ser objetivas, concisas e coerentes.

Organização

  • O texto está maravilhoso, mas você o apresenta sem nenhuma organização? Pode ter certeza que você terá muitos pontos a menos se fizer isso.
  • Esqueça as cores, desenhos ou outro artifício para deixar o texto “bonitinho”. Utilize sempre folha branca, tinta preta, fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, linhas justificadas, espaçamento entre as linhas de 1,5 e se for necessário destacar algo, utilize o negrito.
  • Na capa coloque o nome da escola, o seu nome na parte superior, o título do trabalho no centro, a cidade e a data na parte inferior. 
  • Encaderne o trabalho ou o coloque em uma pasta com canaleta.
  • Faça um sumário e numere todas as páginas seguindo os títulos. Além disso, faça uma introdução com uma breve informação sobre o tema que será abordado.
  • Finalize o trabalho com uma conclusão explanando o que você aprendeu.
  • No final, a bibliografia deve ser feita com as indicações do material utilizado para o trabalho.

estudo Como desenvolver um trabalho escolarLidyanne Aquino/Flickr

Dica

Adicione anexos ao seu trabalho, pois eles oferecem maior profundidade de tema e uma oportunidade para que você complemente a apresentação com imagens, documentos e ilustrações.

Fazer um trabalho escolar não precisa mais ser nenhum bicho de sete cabeças. Guarde as nossas dicas e sempre que precisar fazer um novo trabalho não tenha mais medo, pois agora você sabe como garantir os melhores resultados na apresentação dos seus projetos.

Bons estudos e boa-sorte!

(imagem destaque: Amanda Cabral/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !