Como desfragmentar o pc


4579488319_1bd8170694

Lembra quando você comprou seu computador, como ele era rápido? Um simples clique e velozmente você acessava onde queria.

Com o passar do tempo, você percebeu seu PC ou notebook mais lento. Até pensou que fosse algum vírus, malware, e algo assim. É verdade que estas pragas prejudicam o bom andamento de nossa máquina, no entanto, há outros pontos que devemos considerar no que diz respeito à performance dos computadores. Por exemplo, você já ouvir falar sobre PC fragmentado e sobre como desfragmentar o disco rígido e HD?

Pois bem, se para você estes termos soam como falar grego, vamos tornar tudo mais simples. Muitos não sabem, mas sempre que você instala algum software e programa no seu PC, este arquivo ocupa determinado espaço no seu computador. No entanto, com o passar do tempo, você fatalmente irá desinstalar softwares que não utiliza ou se arrependeu de instalar, instalar outros, e por ai vai.

3159790163 af50bd21f1 Como desfragmentar o pctreehead/Flickr

Este processo cria certa “confusão” em seu HD, misturando e fragmentando os espaços livres do seu PC com o dos programas instalados e desinstalados. Quando você desinstala os softwares, eles deixam rastros e não são totalmente extintos do HD, por assim dizer.  Com isso, é normal que seu computador demore mais, fique lento e perca em performance

Resumindo, fica uma bagunça só no HD e alguém precisa organizar tudo isso. É como se você tivesse uma gaveta para camisas e outra para meias e toda vez que você se desfaz de uma meia e compra uma nova camisa, a camisa fosse para a gaveta de meias, sacou?

Segundo os entendidos em computação, é aconselhável você fazer a desfragmentação do disco rígido a cada três meses, par garantir um bom desempenho do sistema operacional. No caso do Windows, a própria Microsoft já oferece esta opção, sem que você tenha que utilizar algum programa ou software extra para isso.

Então, para quê ficar com o disco fragmentado, fazendo o computador ter um trabalho além do necessário?Sem contar o quanto passamos raiva desnecessária quando o computador começa a travar e dar erro toda hora , né?

5408954853 df91fee18f Como desfragmentar o pcPatrick Hoesly/Flickr

Passo a passo

Garanta agora a eficiência de seu computador, desfragmentando o disco com os seguintes passos:

  1. Clique em iniciar.
  2. Vá em “todos os programas”.
  3. Localize “acessórios” e em seguida, clique em “ferramentas do sistema”.
  4. Localize “desfragmentador de disco”.
  5. Pode ser que lhe seja solicitado informar uma senha de administrador. Basta inseri-la e confirmar.
  6. Finalmente clique em “desfragmentar agora”.
  7. Ao clicar, o Windows fará a desfragmentação. Este processo, dependendo do caso, pode levar horas e costuma ser demorado.
  8. Não há problemas em continuar trabalhando com seu computador enquanto o processo de desfragmentação estiver ativo.

Como vimos, não há muito segredo em desfragmentar o HD do seu PC. É só seguir o passo a passo e sentir posteriormente, uma melhora significativa em sua máquina que terá mais velocidade. Também não precisa ser nenhum expert em informática para utilizar este processo.

Com o computador desfragmentado, seu PC irá trabalhar melhor e terá suas “gavetas” todas organizadinhas.

Bom trabalho e boa sorte!

 (Imagem Destaque: Accretion Disc/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !