Como diferenciar as calopsitas


742px-Nymphicus_hollandicus2

Nos anos 70 chegou ao Brasil uma ave conhecida como Calopsita. Nativa da Austrália, essa ave é dócil e de simples cuidado. Os brasileiros se apaixonam mais e mais por esse animal, pois ele possui a fama de animalzinho doméstico.

A ave é independente, mas pode ser considerada companheira, podendo ser encontrada em diferentes espécies com cores alteradas. Essas aves possuem cores com tons claros, amarelas a cinzas e tons mais escuros.

450px Cockatielfemale F550x450 Como diferenciar as calopsitasWikimedia Commons

Descobertas pelo pesquisador inglês John Gould, essas aves ganharam fama no país inteiro pela mutação de cores e por ser uma espécie exótica e dócil. Por estar sempre mudando de cores, as Calopsita são difíceis de serem diferenciadas. Pois muitos, na hora de comprar, não vão saber diferenciar o sexo do animal. Aprenda agora como diferenciar uma Calopsita.

Saiba que diferenciar o sexo dessa ave não é uma tarefa nada fácil. Para identificar o sexo da Calopsita, a exigência em conhecimentos sobre o animal é grande. Além desse problema, essas pequenas aves não possuem uma diferença sexual pronunciada, tornando difícil a descoberta do sexo.

450px Cockatielmale F550x450 Como diferenciar as calopsitasWikimedia Commons

  • Para uma analise profunda sobre as Calopsitas, o ideal seria observar atentamente detalhes exteriores da ave. Sem comentar no exame de sexagem da espécie, que é o passo mais importante na descoberta do sexo. Após isso, o sexo da ave seria descoberto.
  • Observando bem a aparência exterior, o criador pode ter uma ideia de qual seja o sexo do bichinho. O sexo feminino possui uma crista diferente do sexo masculino, sendo que nas fêmeas, a crista é cinza amarelada. Já nos machos, a crista é apenas amarela. Contudo, as manchas vermelhas é um grande passo para diferenciar as Calopsitas, pois nas fêmeas as cores são mais suaves.
  • Se houver uma listra na parte inferior da cauda, há uma possibilidade de que essa ave seja fêmea. As asas do sexo masculino, muitas das vezes são mais coloridas, sendo que o sexo feminino é um pouco mais constante.
  • Uma forma bastante conhecida para poder diferenciar as aves é observá-las quando tiverem cinco meses de idade. A ave masculina torna-se mais barulhenta e canta, pia e ensaia assovios. Já as fêmeas, costumam emitir poucos sons, tornando-se tranquila.
  • Mesmo com esses detalhes, muitas pessoas não conseguem diferenciar sua ave. O exame de sexagem é a única saída para então poder saber se a Calopsita é fêmea ou macho. Esse exame pode ser feito em clínicas veterinárias ou em laboratórios especializados.
  • O exame é feito com algumas penas do peito da ave, através do sangue ou até mesmo com material recolhido contido nas unhas do bicho. É bom destacar que esse exame não é gratuito. Quem pretende fazê-lo, terá que pagar R$ 20,00. O resultado pode sair em poucos dias, ganhando um certificado do sexo do animal.

Cockatiels F550x450 Como diferenciar as calopsitasWikimedia Commons

Existem diferentes mutações de Calopista, sendo as mais comuns: Arlequim, Lutino, Canela, Pérola, Cara Branca e Prata.

Dica: Ter um animal legalizado em casa é a melhor saída para não ter problemas mais a frente. É de suma importância procurar os órgãos responsáveis para emitir os documentos necessários.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post