Como digitar carinhas e códigos com o teclado


9501318644_dcbd575746

Quem usa redes sociais, frequenta salas de bate-papo ou fóruns na internet já deve ter visto muitas carinhas sorridentes, notas musicais, o Sol, a Lua e coraçõezinhos. Muita gente gostaria de colocar alguns destes símbolos em uma postagem ou em um bate-papo, mas não faz ideia de como se faz isso.

Provavelmente você já deve ter notado que não adianta procurar por essas figurinhas no seu teclado. Elas não estão lá, pelo menos não estão visíveis. Para colocar uma dessas na tela, é preciso uma pequena combinação de teclas. Mas nada complicado. Qualquer um pode fazer.

Materiais

Primeiro, é preciso que o teclado utilizado tenha um teclado numérico lateral, aquele que fica à direita das letras e que parece um teclado de telefone ou calculadora. Não adianta usar as teclas numéricas que ficam acima das letras.

Estando com o teclado adequado, basta seguir as seguintes instruções.

5981488841 e348d3ddd8 Como digitar carinhas e códigos com o tecladoblakespot/Flickr

Passo a passo

  1. Abrir uma página do Word;
  2. Na página do Word, pressionar e segurar a tecla Alt. NÃO é “Alt gr”;
  3. Ainda segurando a tecla Alt, digitar no teclado numérico o número correspondente à figura que deseja;
  4. Após digitar o número, soltar todas as teclas;
  5. A figura correspondente ao número digitado aparecerá na tela.

Dicas

  • Determinadas sequências de números correspondem a uma série de figuras similares, de uma mesma “família”. Por exemplo, os símbolos dos astros do nosso sistema solar, incluindo Plutão, ficam do 9790 ao 9799, exceto o Sol, que fica no 9788; os doze signos do Zodíaco (9800 ao 9811); as peças do jogo de Xadrez (9812 ao 9823); cruzes (10009 ao 10016 e do 10018 ao 10021), estrelas (10017; do 10022 ao 10041; e no 10059); flores (10042 ao 10051), entre outras sequências;
  • Qualquer um desses símbolos se transformará em outra figura diferente se digitada em uma das fontes especiais, como webdings. Mas a figura em que elas se transformarão dependerá da versão do Word que estiver sendo utilizada;
  • Se a fonte for alterada para uma das fontes normais, como de Times para Arial, por exemplo, só mudará o estilo da escrita, como acontece com qualquer letra ou número comum. Mas alguns símbolos simplesmente desaparecem em determinados tipos de fonte;
  • Alguns desses códigos podem resultar em um tipo de figura no Word e quando digitadas em uma página na internet se tornar outra figura. Se isso acontecer, é possível digitar um símbolo no Word, depois copiá-lo e colar na página da internet. Ainda assim, algumas figuras não aparecerão, pois em alguns casos simplesmente não existe suporte para aquele formato;
  • Uma forma ainda mais interessante de usar esses símbolos é combinando dois ou mais deles para formar uma outra figura, além de poder misturá-los com letras, acentos, barras, pontos e modificar sua fonte no Word. É possível montar desde uma simples e pequena borboleta (Alt+603=? / Alt+139=ï / Alt+604=?), até uma pequena casa, carro ou ônibus. Basta soltar a imaginação.

3382865257 c1812ee1fc Como digitar carinhas e códigos com o teclado jeroen_bennink/Flickr

Agora que você já sabe como encontrar as carinhas e símbolos escondidos no teclado do computador, é só se divertir buscando por novos símbolos e usar a imaginação para montar diferentes combinações entre eles.

Está tudo nas pontas dos seus dedos.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: UrbaneWomenMag/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !