Como digitar e editar um arquivo PDF


Se você já tentou modificar um PDF já deve ter percebido que não se trata de uma tarefa simples. Tal formato foi criado no intuito de apresentar um documento com formatação universal para textos e imagens que pudessem ser lidos ou impressos em qualquer tipo de máquina, plataforma ou sistema operacional. Ou seja, trata-se de um formato universal e não um simples arquivo de texto .doc  que possa ser modificado em programas como os do pacote Office.

images 23 Como digitar e editar um arquivo PDF

Muitas vezes, no entanto, a modificação de um arquivo assim se faz necessária, por motivos de trabalho, estudos ou alteração em algum tópico de um documento importante. Depois de ter aprendido como criar um arquivo pdf (aprenda clicando aqui), caso esteja desesperado por não conseguir modificar um arquivo em PDF, basta continuar lendo este guia Comofas sobre como digitar e editar um arquivo PDF.

Técnica simples

Office PDF1 Como digitar e editar um arquivo PDF

1)    Abra o arquivo pdf

2)    Selecione o seu conteúdo com o mouse ou um ctrl + T, copie com ctrl + C e coloque em (ctrl + V) em um documento de texto (world, por exemplo).

3)    Faça as edições necessárias e novamente salve como PDF (saiba como clicando aqui).

4)    Esta pode ser a maneira mais simples, porém, apresenta alguns inconvenientes e limitações como a perda da formatação original na transferência a cada programa, a limitação de se trabalhar com imagens, a impossibilidade de fazer isso com arquivos cuja cópia é protegida, entre outros. Para descobrir outras maneiras de editar pdf, continue lendo este tutorial.

Utilizando o Adobe Reader

adobe reader 9 logo1 Como digitar e editar um arquivo PDF

1)    Baixe e instale a versão mais atual do Adobe Reader no site oficial do programa.

2)    Depois de instalado, abra o programa, clique na opção “Arquivo”, no canto superior direito, escolha então o arquivo PDF que deseja editar e abra o mesmo.

3)    Aberto o documento, clique novamente no menu “Arquivo” e selecione “salvar como texto”, escolha o diretório de destino e o nome do novo arquivo e clique em “salvar”.

4)    Feito isso o seu pdf estará salvo em um arquivo .txt que você poderá modificar e salvar novamente transferindo-o para o Word e usando o Save as PDF (clique aqui para saber como)

5)    A desvantagem deste método é que muitas vezes a formatação do texto se perde em alguns pontos no trajeto de transferências um programa para outro.

Foxit Reader

Foxit Reader Como digitar e editar um arquivo PDF

1)    Baixe e instale o Foxit Reader, no foxitsoftware.com. Tal programa permite a leitura, formatação e livre edição de arquivos em PDF.

2)    Após instalado, abra o programa e clique no ícone “Abrir” na barra de ferramentas, vá ao diretório desejado e selecione o arquivo pdf que precisa modificar. Após isso clique em “abrir”.

3)    Faça as edições necessárias e depois clique em “Salvar Como” e escolha o diretório onde deseja salvar o arquivo editado. Aqui há ainda a opção de salvar o documento como pdf mesmo, ou como arquivo de texto txt. 

4 replies to this post