Como diminuir a conta de luz


luz3

Todo mês ela chega, e não há como escapar, a conta de luz implacavelmente está na lista das que mais pesam em nosso orçamento, não é mesmo?  Com a economia favorável, consumimos mais aparelhos eletrônicos, que por sua vez, acabam de certa forma, aumentando a nossa conta de luz. Telefone sem fio, home theater, caixas de som mais potentes, computador, televisão, video game, ferro de passar, secador de cabelo, chapinha, chuveiro, tudo isso contribui para que no final do mês tomemos um susto ao percebermos que a conta custa como diz o ditado popular, “os olhos cara”.

O que será que podemos fazer para diminuir os custos e economizar uma grana?

luz5 Como diminuir a conta de luz

Via Flickr

Algumas medidas simples podem te ajudar a economizar e baratear consideravelmente os gastos com energia elétrica! Que tal então ver algumas dicas?

  •   Chuveiro elétrico: é considerado o principal responsável pelo alto custo da conta de luz. Além de diminuir o tempo do banho, outra medida significativa é alterar a chave “inverno” para a chave “verão”. Este procedimento irá baixar o consumo de energia e poupará resistência do chuveiro.
  •   Ferro de passar roupa: se você é daquelas pessoas que passa roupa direto, lembra de uma peça que quer usar e passa separadamente, saiba que isto aumenta bastante o volume de consumo e o total da sua conta no fim do mês! Deixe juntar uma quantidade mais elevada de roupas e passe tudo de uma vez. Ligar e desligar o ferro inúmeras vezes irá deixa sua conta “salgada”.
  •  Lâmpadas: muitas pessoas acendem uma lâmpada e deixam acesas por cada cômodo que passa. Se sua casa for grande e você tiver tal hábito, é bom rever esta atitude! O ideal neste caso é primeiramente trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas. Elas duram mais e consomem menos energia! Outra dica é pintar os cômodos que mais se utiliza na casa ou apartamento, de cores neutras e claras. Estes ambientes mais claros otimizam a usabilidade da luz natural, evitando assim que você precise acender a luz sempre.
    luz4 300x205 Como diminuir a conta de luz

    Via Flickr

  •  Eletrodomésticos: principalmente em casas com muitos aparelhos eletrônicos, tirá-los da tomada reduz o consumo. Mesmo que estejam desligados, muitos ficam no estado chamado “Stand by” (em espera), o que consome uma relativa carga de energia elétrica. Desconecte-os das tomadas quando não utilizá-los e veja depois a diferença.
  •  Geladeira: evite abrir a geladeira dez, vinte vezes ao dia. Este é outro hábito que irá aumentar o consumo. Pegue todos os alimentos que precisa de uma só vez, e evite assim este abre e fecha frenético!
    luz6 Como diminuir a conta de luz

    Via Flickr

  •   Compre aparelhos econômicos: O selo Procel é concedido aos aparelhos eletrônicos que proporcionam maior economia. Fique atento se o seu aparelho, no ato da compra, possui tal selo. É mais uma forma de se economizar e diminuir sua conta.
  •   Não ligue todos os aparelhos ao mesmo tempo: isso pode gerar um pico de gasto de energia, além de causar algum problema como sobrecarga elétrica.
    luz1 Como diminuir a conta de luz

    Via Flickr

Siga nossas dicas, use seu bom senso, e perceba a diferença quando sua conta de energia elétrica chegar no próximo mês!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !