Como dividir o tempo entre as tarefas domésticas


800px-Woman_cleaning_toilets-610x300

As tarefas domésticas levam tempo para ficarem prontas corretamente. Há formas de fazer as tarefas domésticas para ganhar tempo e ficar tranquila durante o dia. Geralmente as faxinas são feitas nas manhãs de sábado, pois é o melhor horário, já que as fazendo na parte da manhã, tem o restante da tarde e o domingo inteiro para aproveitar. Mas quando é preciso trabalhar aos sábados, o único dia é o domingo para deixar tudo limpo. Algumas dicas ajudam a ganhar tempo nas tarefas.

450px Andrew Floyd Broom F550x450 Como dividir o tempo entre as tarefas domésticasWikimedia Commons

Dicas para dividir e ganhar tempo entre as tarefas domésticas

  • A cozinha é um ambiente que consegue ganhar tempo, pois ao mesmo tempo em que a limpa poderá fazer a comida, assim tendo mais tempo na tarefa doméstica.
  • Enquanto limpa os cômodos de sua casa, poderá aproveitar para deixar lavando roupa, assim não precisando dar atenção somente a elas, e sim deixar batendo na máquina, que avisa quando as suas roupas estão prontas. Estenda as roupas e termine de limpar, também ganhando tempo enquanto elas secam.
  • Faça um pequeno planejamento antes de iniciar as atividades, pois desta forma você conseguirá analisar o que deve fazer em cada período de tempo.
  • Uma das opções é na parte da manhã cozinhar e deixar tudo pronto para o almoço; no meio do dia limpar a cozinha; e na parte da tarde, se as roupas estiverem secas, passá-las e organizá-las.
  • O tempo deve ser dividido não individualmente, mas de formas variadas, pois é possível fazer duas atividades ao mesmo tempo.
  • Para facilitar a sua tarefa ao final de semana, opte por limpar um cômodo a cada dia de semana, ou seja, segunda organize um determinado cômodo, terça outro e assim por diante. Quando chegar ao final de semana tudo estará organizado, assim precisará apenas limpar, facilitando e ganhando muito tempo nas atividades.
  • Quando uma atividade já foi feita e precisa apenas revisá-la, o tempo ganho é imenso, assim podendo fazer atividades que levem mais tempo como passar roupa.
  • Vale ressaltar que hoje em dia não é mais responsabilidade da mulher limpar e arrumar a casa, mas sim de todos, portanto, divida as tarefas domésticas entre todas as pessoas e não as faça sozinha.
  • A distribuição das tarefas domésticas deve ser de acordo com a disponibilidade de tempo de cada morador da casa, portanto, se uma pessoa pode organizar a sua parte na parte da manhã, será o horário dela, a outra podendo organizar a tarde será correto também. Não force a todos a fazerem as tarefas no mesmo horário que você.
  • Outra forma que poderá ser usada como organização é dividir para cada morador um cômodo da casa, fazendo um rodízio de período em período para que todos arrumem de tudo.

450px Cleaning brushes F550x450 Como dividir o tempo entre as tarefas domésticasWikimedia Commons

Estas são apenas algumas das dicas de como poderá usar o seu tempo para organizar as tarefas domésticas e ganhar tempo. Portanto, faça da melhor maneira para dividir entre todos que moram na sua casa. Algumas maneiras são mais simples e fácil de conseguir organizar as tarefas, mas tudo deve ser planejado com todos, visando a melhor maneira.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !