Como doar um rim


04

Existem milhares de pessoas em todo o mundo a espera de um rim para que seja resolvido um grave problema de saúde, a insuficiência renal. Por isso, é importante saber todos os detalhes do transplante de rim para pessoas que desejam fazer este gesto de amor e solidariedade. Qualquer pessoa é capaz de doar um rim, desde que preencha todas as prescrições médicas de compatibilidade. Este gesto é capaz de salvar a vida do paciente transplantado. Por isso, este artigo visa informar pessoas sobre todos os detalhes sobre uma doação de rim.

6349016368 bc3dd79785 Como doar um rim

Via Flickr

Para doar um rim é preciso de:

  • Ter um grau de compatibilidade com o receptor;
  • Fazer exames clínicos e laboratoriais para verificar se não há nenhuma contra-indicação;
  • Estar em plena consciência do ato que está fazendo;

Procedimentos médicos:

  1. Ter um grau de compatibilidade é verificar se não haverá rejeição do organismo da pessoa que necessita de receber um rim da outra pessoa que lhe deseja doar. Verificam-se os tecidos e o sangue são compatíveis aos do paciente. Se constatado que não haverá rejeição, o paciente estará apto a receber um rim saudável que será responsável em substituir os dois rins dos pacientes que sofrem de insuficiência renal terminal. Ou seja, se não houver transplante o paciente corre sério risco de morrer.
  2. Os exames clínicos e laboratoriais que serão feitos são: exames de tipagem sanguínea (ABO) e dos antígenos dos glóbulos brancos (HLA), que é um exame igual ao de paternidade.
  3. Estar em plena consciência do ato de doar um rim é entender todos os riscos de um transplante. Poderá haver complicações médicas. Mas a medicina hoje em dia está muito avançada e descarta a possibilidade de morte nestes casos. O doador recebe alta da cirurgia em média, em média, cinco dias após a doação. Logicamente que não terá mais sua função renal como antes, mas os médicos garantem que 80% da função renal é reestabelecida três meses após a cirurgia.
5713447550 d863a44d7e Como doar um rim

Via Flickr

Respostas sobre dúvidas relacionadas à doação de rim:

  1. Nesse período de três meses de adaptação a retirada do rim, a única restrição médica ao doador é que não faça exercícios físicos. Após isto, o doador pode voltar às atividades normais que fazia antes.
  2. O receptor também pode receber um rim de uma pessoa que tenha falecido por morte cerebral, desde que sejam preenchidos os parâmetros de compatibilidade.
  3. O receptor tem que ficar mais dias no hospital que o doador. Neste período, ele recebe imunossupressores, que são drogas responsáveis na diminuição da rejeição do organismo contra agentes externos.
  4. Após a doação, o receptor está curado de sua insuficiência renal. Mas deve tomar medicamentos pelo resto da vida para auxiliar na imunidade do organismo.
6925250091 7c477d7c34 Como doar um rim

Via Flickr

Estas são as principais dicas para quem deseja doar um rim. Se por acaso acontecer algum caso desses em sua família e você tiver a oportunidade de salvar essa vida, não pense duas vezes: faça os exames e verifique a compatibilidade. Se houver, doe seu rim e salve essa vida. Esta pessoa será agradecida a você pelo resto da vida.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !