Como domar um cavalo


7469820870_aa60b7ff71_z-F550x450

A arte de domar cavalos é uma das atividades mais antigas do mundo. Os cavalos estão na terra a milhares de anos e sempre foram muito predados por diversos carnívoros, por isso é natural que um cavalo xucro nos evite. O ser humano possui todas as características de um predador carnívoro, rosto redondo, orelhas pequenas e olhos na parte frontal do rosto, por isso, precisamos saber como nos aproximar dos cavalos com o máximo de cuidado possível. Existem vários métodos de se domar um cavalo, neste artigo falaremos dos dois métodos mais tradicionais.

5951748491 8fe6b4fbe7 z F550x450 Como domar um cavalo

via flickr

Doma pela Força

É a forma mais antiga e ainda muito usada nos dias de hoje. Seu objetivo é mostrar quem manda, ou quem é mais forte. Consiste em fazer que o animal o tema. Esta técnica vem sendo abolida pouco a pouco, e não é aconselhável que seja usada pelos amantes do animal, pois pode causar traumas irreparáveis nele, além de nunca conquistar o seu carinho.

Doma Racional

Esta técnica vem sendo cada vez mais difundida. Consiste em, aos poucos, ir fazendo o animal confiar no domador. Os principais passos são:

  1. Coloque o cavalo em um curral redondo. Entre no curral e com cuidado tente ir se aproximando do animal. Entretanto, NUNCA fique atrás dele, pois ele pode lhe dar um coice se ficar assustado. Faça isso por alguns dias, até que ele se acostume com sua presença no mesmo espaço que ele. Vá chegando cada vez mais perto. Esfregue com cuidado suas mãos sobre todo o corpo dele para que ele se acostume com o contato físico e com o seu cheiro.
  2. Depois que ele se acostumar, tente colocar uma corda comprida em seu pescoço. Ao coloca-la, fique no centro do círculo e o toque para que corra em volta de você para uma direção e depois para outra. Faça isso por alguns dias e lembre-se de sempre fazer um carinho no animal após o exercício, mas com cuidado.
    4713327216 cee512bb13 z F550x450 Como domar um cavalo

    via flickr

  3. Segure em seu pescoço e finja que vai montar, mas não monte. O objetivo é que ele se acostume com o movimento brusco do seu corpo saindo do chão em direção a ele. Repita o processo com cuidado durante alguns dias até que ele se acostume.
  4. Repita o 3° passo até que você se sinta confiante o suficiente para montar no cavalo. Monte e desmonte algumas vezes para acostumar o animal. Com a montaria deite sobre o cavalo, se movimente em cima dele, para deixa-lo familiarizado com seus movimentos.
  5. Agora é só usa-lo, que aos poucos ele vai se acostumar com a atividade na qual você precisa utiliza-lo. Mas é bom lembrar que nos primeiros dias não é bom correr com ele, use-o apenas no trote.
    6978888907 8491e0e4c8 z F550x450 Como domar um cavalo

    via flickr

Conclusão

O cavalo quando bem domado é muito dócil e manso, se tornando um companheiro inseparável do cavaleiro. Use a doma racional com cuidado, paciência e dedicação, e você alcançará ótimos resultados.

O que você achou desta técnica? Vamos domar um cavalo? Espero que você se torne um ótimo domador.