Como é comemorado o Dia dos Mortos no México


dia dos mortos 3

Cada país tem sua cultura e, consequentemente, suas datas comemorativas ou de memória. No México, o dia de finados ou do mortos é literalmente comemorado no primeiro e segundo dias do mês de novembro. Diferente do Brasil, no país da América Central, dois dias são destinados à lembrança dos antepassados, embora a primeira data seja especial para o dia de todos os santos, ela já faz parte do ritual do dia dos mortos. Esse dia é muito importante para a cultura Mexicana. O dia dos mortos é tratado tradicionalmente como um acontecimento único, como se fosse um evento para os Mexicanos. Visto que a data coincide com a festa das bruxas, até caveiras são produzidas para a comemoração.

dia dos mortos 1 F550x450 Como é comemorado o Dia dos Mortos no México

Via Flickr

Já na noite do dia primeiro de novembro, os Mexicanos passam no cemitério. Segundo a tradição, os mortos voltam à terra em seu dia, que é comemorado no em dois de novembro. Para os povos tradicionais, é um momento de passar junto com seus antepassados como se eles estivessem vivos. Os mexicanos levam para esse momento especial muitas oferendas, coroas, presentes, flores, água, velas e os melhores frutos colhidos naquele ano. Esse é um momento de aproximação, por pensamento, entre vivos e mortos. As vezes até é confundido com Halloween, ou dia das bruxas, muito comemorado no vizinho país dos Estados Unidos, mas o povo Mexicano nega. Para eles o único significado é ser o dia dos mortos e não uma festa comercial como Halloween.

Muitas homenagens são prestadas durante a noite. Essas homenagens vão desde músicas até o preparo das comidas preferidas dos antepassados. Cada família prepara o seu piquenique, no cemitério, de acordo com os gostos dos que já se foram. Como não poderia deixar de ser, os túmulos ficam totalmente enfeitados e as pessoas se visitam entre conhecidos dentro do cemitério. A maioria usa máscara para dar uma simbologia ainda maior ao momento. Os pratos normalmente são servidos como café da manhã do dia dos mortos. Todas as máscaras tem um significado, desde o esqueleto até a forma inicial de um defunto e ainda o renascimento.

dia dos mortos 4 F550x450 Como é comemorado o Dia dos Mortos no México

Via Flickr

É importante destacar que as festividades relativas ao dia dos mortos começam ainda no início o mês de outubro. Na verdade, tudo é uma festa. Claro que acontecem celebrações e missas também. Porém o principal ponto desse dia são as festas. Usam até ditados populares para justificar fazer festa, quando a maioria das sociedades imagina ser um dia de lembranças tristes por não contar mais com os ente queridos. Um dos ditados mais utilizados é “O morto está na sepultura e o vivo lembra com travessura”, ou algo parecido com isso.

Durante o ano os túmulos já apresentam alguns cuidados básicos, mas nessa época os cuidados são redobrados e, ainda por cima, são decorados com flores e outros símbolos. Logicamente que acontece um comércio muito grande devido a procura por caveiras, fantasias e flores. O dia dos mortos no México é uma verdadeira festa. Os que mais se divertem são as crianças.

dia dos mortos 2 F550x450 Como é comemorado o Dia dos Mortos no México

Via Flickr

Essas são algumas curiosidades de como é o Dia dos Mortos, no México, o mesmo que conhecemos como Dia dos Finados.

Sucesso sempre…