Como é o processo de cremação de um corpo


Auschwitz_Crematorium

Seja por questões religiosas ou filosóficas, muitas pessoas escolhem a cremação como destino final de seus corpos ao final da vida, seguindo a ideologia de um antigo provérbio hebraico que diz: “O homem veio do pó e ao pó retornará” (Livro de Gênesis, 2:7).

A cremação é uma prática milenar que tem ligações com as crenças e conceitos de cada ser humano. De acordo com historiadores, há mais de três mil anos os gregos já queimavam, em fogo aberto, os corpos de seus combatentes de guerra mortos em confrontos e levavam as cinzas de cada um para suas respectivas nações e familiares.

São inúmeras as definições creditadas ao surgimento da cremação no mundo, sendo que em muitos países esta prática e proibida por ser considerada inconstitucional e ferir tanto a honra como a memória das pessoas após a morte. No Brasil, a cremação é permitida, porém, é regularizada pela Constituição que estabelece normas sobre este tipo de atividade funerária.

5058398245 ed04bf0af7 Como é o processo de cremação de um corpo sleepyneko/Flickr

Confira a partir de agora como é realizada uma cremação de corpo humano e quais as etapas são executadas para que um cadáver perca sua forma sólida e seja reduzido ao pó em um curto período de tempo.

Como é o processo de cremação de um corpo humano

  • Registro em cartório. Tudo começa quando o indivíduo registra em cartório a escolha de ter seu corpo cremado após a morte. O mesmo deverá preencher um documento no qual afirma estar ciente dos procedimentos referentes a esta prática que pode ser avaliada negativamente por seus amigos e familiares.
  • Refrigeração do corpo. Após o velório, o caixão é levado para uma sala refrigerada que geralmente está localizada no subsolo dos crematórios. Este tipo de ambiente é totalmente revestido com azulejos e recebe isolamento térmico capaz de preservar por até 24 horas a integridade física do falecido. O corpo fica em refrigeração por um dia, antes de ser transformado em pó.
  • Cremação. Após o período de refrigeração, é dado o momento da cremação, no qual o cadáver é posto em uma espécie de forno ainda dentro do caixão e completamente vestido. As alças de metal do caixão são retiradas para que ele seja sustentado por uma bandeja capaz de impedir que o fogo atinja diretamente o corpo, submetido à altas temperaturas (acima de 1 000°C), capazes de fazer com que a madeira do caixão se evapore junto com as células do corpo humano.

Dora   crematorium Como é o processo de cremação de um corpo Ericd/Wikimedia Commmons

  • Período de cremação. Uma vez submetido às altas temperaturas, o cadáver permanecerá no forno entre uma e duas horas sendo que os óxidos de cálcio, resistentes ao calor, são triturados em moinhos por trinta minutos, onde as partes de metal do aparelho podem sintetizar qualquer tipo de matéria sólida.
  • Finalização do processo. Após a cremação e a trituração dos ossos, as cinzas serão armazenadas em urnas e poderão ser entregues à família do defunto que deve decidir se vai guardar os resquícios do falecido ou jogá-los no mar, como muitas pessoas optam por fazer.

3444959481 8fa8c6e343 Como é o processo de cremação de um corpozoonabar/Flickr

Ciente do processo e de como é realizada a cremação, cabe à cada um a decisão sobre realizar ou não esta prática fúnebre com preceitos das religiões orientais e ligações com a própria história sobre a origem da vida humana.

(Imagem Destaque: Bukephalos/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !