Como economizar nos gastos da empresa


5474761220_345e33882e

Uma empresa só se mantém sólida em suas finanças se estiver gerando lucros para seus investidores e colaboradores. E a base do sucesso é estar sempre direcionando, elaborando e colocando em prática atitudes que auxiliam no corte de gastos e na melhoria continua do processo.

Esta filosofia de economizar gastos deve ser elaborada de forma inteligente, e também deve ser entendida, para ser desenvolvida por todos os colaboradores da empresa.

E este será o tema desse interessante artigo, que irá apresentar algumas dicas de como conseguir economizar nos gastos da empresa, sem perder o foco na melhoria contínua do processo.

Para economizar nos gastos da empresa é preciso:

  • Conhecer todos os processos industriais
  • Avaliar todos os gastos já existentes na empresa
  • Elaborar um plano de ação para economizar nos gastos
  • Comunicar o plano de ação a todos os colaboradores

6848823919 724f516a05 Como economizar nos gastos da empresa401/Flickr

Conhecer todo o processo industrial

É muito importante conhecer todo o processo industrial, pois desta forma, você se sentirá mais seguro em cortar gastos visando à economia de recursos financeiros, sem interferir no processo industrial. Então faça uma boa avaliação prévia de todos os processos e entenda sobre todos os procedimentos para que se consiga obter o produto final.

Avaliar todos os gastos já existentes na empresa

A avaliação de todos os gastos significa verificar todos os gastos com os colaboradores envolvidos, da matéria prima utilizada e dos gastos fixos para manutenção da empresa como: maquinário, contas de luz, água, telefone, fornecedores, salários, enfim, todos os gastos necessários para manter a empresa funcionando. Faça essa análise, antes de tomar qualquer atitude.

Elaborar um plano de ação para economizar gastos

Após tudo feito e analisado é hora de pensar e fazer uma lista dos gastos extremamente necessários, dos gastos necessários, dos gastos poucos necessários e dos gastos desnecessários. Faça essa lista e tome atitudes para conseguir economia e evitar o prejuízo. Se apegue a todos os detalhes, por menores que sejam para economizar.

Faça corte de horas extras, verifique se há a possibilidade de remanejamento de pessoas, se existem outros fornecedores que oferecem matéria prima mais barata, se a quantidade de turnos corresponde à necessidade da empresa, senão, faça apenas um turno trabalhando em horário integral enfim, tome sérias e drásticas atitudes que com certeza, você conseguirá cortar gastos e economizar.

Elaborar um plano de ação para economizar nos gastos

Um plano de ação para colocar todas as atitudes pré-estabelecidas em prática. Estabeleça também um plano de metas e faça uma análise gráfica sobre todos os setores envolvidos na empresa para que você tenha o controle sobre os resultados do seu plano de ação.

6829325255 cf2151c44e Como economizar nos gastos da empresaVictor1558/Flickr

Comunicar o plano de ação a todos os colaboradores

Faça reuniões e palestras para todos os colaboradores. Seja sincero e transmita transparência, exponha todas as atitudes elaboradas de seu plano de ação e faça uma lista de atitudes que os colaboradores devem fazer para que auxiliem na empresa a economizar gastos. Medidas simples, como: apagar a luz em setores vazios, economizar no uso de produtos químicos para limpeza, economizar no uso de papel para limpar as mãos ou para imprimir documentos, enfim, faça uma lista e exponha aos colaboradores.

Essas são as dicas para economizar nos gastos de uma empresa. Sigas as dicas descritas acima e boa sorte no seu empreendimento.

(imagem destaque: imagensofmoney/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !