Como elaborar um portfólio acadêmico


4575290954_7c54ea04f1

Você já pensou que incrível seria dispor de uma ferramenta, onde pudesse centralizar toda a sua vivência acadêmica, com passagens mais importantes e significativas, de maneira organizada?

Seus trabalhos, anotações relevantes, aspectos cognitivos, hipóteses, dificuldades, soluções, palestras, seminários, algo como um diário acadêmico, tudo de maneira cronológica e bem definida, uma espécie de coletânea dos principais trabalhos desenvolvidos, no âmbito universitário e profissional, reunidos em um só lugar.

E se te dissesse que esta ferramenta já existe?Esta é uma das características básicas do portfólio. Um meio cada vez mais difundido no setor acadêmico e utilizado por profissionais de diversas áreas do conhecimento e educação. Além de coletar os trabalhos desenvolvidos durante o período da graduação, o portfólio é essencial para servir como um cartão de visita. É por meio do portfólio, seja ele físico ou virtual, que professores fotógrafos, designers e etc., demonstram aos clientes e empresas, seus projetos já feitos, proporcionando assim maior possibilidade de ser bem sucedido em futuros projetos e trabalhos.

449353221 2938cf69a6 Como elaborar um portfólio acadêmicoJayel Aheram/Flickr

Por tudo isso, saber elaborar um portfólio acadêmico é essencial. Você não sabe nem como começar a fazer um portfólio? Basta para isso seguir o passo a passo :

Passo a passo

  1. Você deve encarar o ato de elabora seu portfólio como uma espécie de avaliação a si mesmo. Tudo o que você postar ou anexar ao portfólio, deve conter uma reflexão e análise a respeito, na sequência.
  2. Há certas normas que devem ser seguidas, para que o seu portfólio acadêmico siga um padrão, a exemplo dos trabalhos com ABNT, por exemplo.
  3. Entre os elementos chaves que devem conter estão a capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, sumário, introdução do portfólio, e em seguida o desenvolvimento  acompanhado posteriormente, da conclusão. Como podemos notar, são regras básicas de qualquer trabalho de novel acadêmico, com a diferença que neste trabalho, iremos compilar de modo cronológico, todos ou os principais trabalhos desenvolvidos na universidade.
  4. Na capa devemos colocar: nome da universidade, um titulo, o seu nome, cidade da instituição de ensino e a data.
  5. Folha de rosto: nome do aluno, do professor que orientou o trabalho, título, finalidade do portfólio, cidade e data.
  6. Dedicatória: este é m campo opcional, mas é de bom tom, o autor do trabalho ( no caso, você), dedicar  o trabalho a alguém. Um professor que te ajudou muito e contribuiu para o seu aprendizado, por exemplo.4510289434 8cc139b34f Como elaborar um portfólio acadêmico                                                                  IvanWalsh.com /Flickr
  7. Agradecimentos: outra folha facultativa. Neste espaço você pode agradecer local e pessoas que contribuíram e enriqueceram sua experiência acadêmica.
  8. Sumário: aqui você irá enumerar os capítulos, de acordo com a ordem que aparecem dispostos no portfólio.
  9. Introdução: momento de apresentar o trabalho, apontar a finalidade, do que se trata etc.
  10. Desenvolvimento pessoal: aqui você irá traça o seu perfil, num primeiro momento, pessoal. Lembra do Orkut e o campo “about me”? Então, é mais ou menos isso, coisas que gosta, acontecimentos marcantes, num tom mais descontraído.
  11.  Desenvolvimento acadêmico: citar, enumerar e se possível, descrever de maneira objetiva e sucinta, palestras e congressos que participou, entre outros, é importante serem apontadas aqui. Anexar anotações, expectativas de aprendizagem, superação de dificuldades, pontos de vista, certificação de cursos, enfim, tudo de relevante deve ser colocado aqui.
  12. Por fim, apontamentos sobre o desenvolvimento profissional e as considerações finais, fecham este trabalho.

3824373423 05673f0c8a Como elaborar um portfólio acadêmicoKlearchos Kapoutsis/Flickr

Como vimos, elaborar um portfólio exige tempo, dedicação e pesquisa. É um trabalho compensador e que gera orgulho ao ser concluído.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: brewbooks/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !