Como eliminar ácaros


SONY DSC

Ele é microscópico, pertence à família dos aracnídeos e vive apenas uma média de 3 meses, mas ele com certeza já é o maior inimigo de sua alergia. Ele é o ácaro. Esta microscópica criatura se alimenta de peles descamadas do homem e também de animais. Apesar de não serem transmissores de doenças, esses bichinhos liberam secreções que são consideradas as principais causas de alergia no Brasil.

Uma guerra é diariamente travada contra essas criaturinhas em vários lares do Brasil. A melhor solução para se evitar a maioria dos problemas com esses aracnídeos é a prevenção. Veremos agora algumas dicas de como fazer para eliminar os ácaros de sua casa.

Você vai precisar de

  • Itens básicos de limpeza;
  • Preferível ter um aspirador de pó;
  • Luz do sol.

5099305455 9b6c7d53c6 Como eliminar ácaroscoronamejora/Flickr

Passo a passo

  1. Eles adoram colchões, lenções, fronhas de travesseiros e toda a roupa de cama que você usa. Como descamamos muita pele e é justamente na roupa de cama que fica boa parte dela, afinal passamos horas em contato com esses tecidos, os ácaros acabam se desenvolvendo muito nesses locais. A dica é abrir as janelas e deixar o sol e ar puro entrar no quarto. O ar renovado e a baixa resistência dos ácaros a luz solar, já amenizarão um pouco a infestação, mas para fica melhor, coloque as fronhas, lençóis e a roupa de cama que poder diretamente no sol.
  2. Sabe aqueles pequenos enfeites que espalhamos pela casa? Elimine-os! Tendemos a espalhar pequenas peças de enfeite pela casa, mas elas são fontes para acumulo de poeira fina que os ácaros usam para se transportarem por toda a casa. Por serem de difícil limpeza, o melhor é evitar ao máximo e se o enfeite lhe trouxer boas lembranças, guarde-o em um lugar longe da poeira.
  3. Evite usar vassouras para limpar o quarto e áreas onde pessoas alérgicas passam boa parte de seu tempo, prefira um aspirador de pó. Vassouras funcionam como uma espécie de ônibus para ácaros. Além do pó, este item carrega milhares de ácaros juntos, que irão se espalhar por outros cômodos da casa. Um aspirador de pó resolve este problema.
  4. Se você possuir cortina de tecido, elas deverão ser lavadas todos os meses. Ácaros gostam de tecidos e toda a superfície que possam encontrar seu alimento, nossa pele descamada que se embrenha na poeira fina. Aplique essa regra para tudo. Cubra os alimentos, troque as toalhas duas vezes por semana e crie o hábito de ventilar sua casa e de pôr as roupas em contato direto com o sol.

3403939080 d0bfe5622c Como eliminar ácarosvisualpanic/Flickr

Dicas

  • Como arma extra em sua guerra contra os ácaros, misture 300ml de lisofórmio em 1 litro de água e com ajuda de um pulverizador, aplique-o em rodapés e moveis. Seque-o quinze minutos depois da aplicação.
  • Existem no mercado fronhas e roupas de cama anti-ácaro. Se você for uma pessoa muito alérgica, experimente trocar sua roupa de cama por versões anti-ácaro.
  • Vire o seu colchão uma vez por mês e aplique uma infusão de vinagre. Ácaros se alojam com facilidade neste local.

Alergia é uma coisa chata e passar a vida tomando remédio antialérgico não é legal. Crie o hábito de fazer a manutenção da limpeza de sua casa e principalmente do seu quarto. Não acumule objetos desnecessários e por fim tenha uma vida saldável e feliz.

Boa sorte!

(imagem destaque: /lubasi/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !