Como eliminar pigarro


283688132_223c1325e4

O pigarro é um problema que pode condenar parcialmente ou totalmente a qualidade da voz de uma pessoa, originando em consequência fortes dores e irritações na garganta, que geralmente demoram alguns dias até que desapareçam por completo de forma natural.

Saiba a partir de agora, quais são os cuidados e as formas mais simples de eliminar os problemas na garganta e na voz, tal como o pigarro, e previna-se contra os problemas que podem condenar pouco a pouco a sua saúde vocal.

5403822840 ee513e4d06 Como eliminar pigarro                                            r.f.m II/Flickr                                       

Entendendo do Assunto

Tosse excessiva, irritação na garganta e problemas de respiração correspondem as principais causas e sintomas do pigarro, uma infecção muito comum e que geralmente está associada ao tabagismo, gripes e resfriados.
O pigarro surge decorrente da alta concentração de células responsáveis pela defesa das vias respiratórias, que se intensificam por conta das doenças e vírus advindos das baixas estações climáticas. Este quadro causa uma irritação no local referido, bem como a produção elevada de secreções que causam a constante necessidade de limpeza da garganta.

As pessoas com pigarro costumam produzir o famoso “hum, hum” colocando a mão sobre a boca para tentar abafar o som característico da substância formada na mucosa da garganta ou no pulmão, expelida com a tosse. Além disso, o pigarro pode causar rouquidão e graves problemas nas cordas vocais, tais como hemorragias e irritações que prejudicam a qualidade da voz e consequentemente da comunicação verbalizada.

A prevenção é o melhor cuidado investido com os problemas na garganta, entre eles o pigarro. É necessário prepare-se para as mudanças bruscas de temperatura e evitar ambientes secos ou com muita concentração de poeira, que propiciam este quadro clínico.

Como eliminar pigarro

Muitas pessoas utilizam aspirinas ou simplesmente tossem para que o pigarro desapareça o quanto antes, porém, estes métodos podem agredir as cordas vocais e ao invés de solucionar um problema, acabarão gerando outros ainda mais preocupantes e intensos.

2666015281 baa62c6ce3 1 Como eliminar pigarro jeffandmandyg/Flickr

A primeira atitude a ser tomada é a hidratação. Somente a água pode dilatar as secreções originadas pelo pigarro de forma saudável e benéfica a qualidade da voz. Existe um exercício muito indicado por fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas quanto a este tipo de ocorrência que funciona da seguinte maneira:

  • Com a boca fechada, encoste a ponta da língua na parte traseiras dos dentes superiores e eleve o músculo da arcada dentária superior o máximo que conseguir, mantendo a boca fechada;
  • Fique nesta posição por trinta segundos, inspirando e respirando profundamente. Em seguida, coloque um pouco d’água na boca e repita o exercício anterior, engolindo o líquido sem movimentar a língua;
  • Realize esta prática todos os dias pela manhã ou antes de dormir e acompanhe os resultados. Aplicando-a diariamente, a garganta permanecerá por mais tempo hidratada e a vontade de tossir ou pigarrear diminuirá gradativamente.

Caso este método não resolva o seu problema, procure um profissional especializado e evite qualquer tipo de automedicação ou receitas caseiras milagrosas. Os músculos da garganta são muito sensíveis e podem ser influenciados negativamente por substâncias químicas ou tóxicas.

720927442 fcf9fee352 Como eliminar pigarrobjornmeansbear/Flickr

Cuide da saúde de sua voz e evite prolongar o pigarro com tosses e esforços musculares na garganta. Como visto, é muito fácil livrar-se deste problema, bastando apenas alguns cuidados e práticas que garantem a segurança e prevenção da qualidade vocal e respiratória.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: amyf/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post