Como eliminar um Caseum


3592224706_87e8a2573a_b-F550x450

Uma das coisas que mais nos incomoda em relação a nossa saúde é quando sentimos alguma dor na garganta. Normalmente as doenças orais sempre nos afetam muito, provocando diversos incômodos, principalmente quando vamos comer, beijar, falar, e até mesmo quando estamos de boca fechada!3290911241 c713304e06 b 1 F550x450 Como eliminar um Caseum

Flickr/ darkskiez

Existem, nas patologias bucais, uma substância que tem cor esbranquiçada/amarelada chamada de Caseum,  cáseo amigdaliano, ou simplesmente Tonsilótilo, que é resultado de uma necrose dos tecidos bucais, principalmente na parte das amígdalas, onde se pode encontrar diversos tipos de bactérias tuberculosas.

Sintomas

Aqui serão apresentados alguns dos principais sintomas de um Caseum, caseio amigaliano ou simplesmente Tonsilótilo:

  • Aparecimento de uma ou várias bolinhas esbranquiçadas e/ou esverdeadas nas paredes da garganta, geralmente nas amígdalas
  • Vermelhão (Hiperemia)
  • Aumento das amígdalas (Hipertrofia)
  • Aumento da temperatura da garganta
  • Mau hálito. É muito raro uma pessoa que tem essa substância na boca não descrever que está com algum cheio ruim da boca, mesmo quando escova os dentes.
  • O Caseum não escolhe idade, cor ou gênero. Então, todos que tem péssimos hábitos de higienização oral tem chances de ter desse terrível mal.

3592194380 a02496f7a8 b 1 F550x450 Como eliminar um CaseumFlickr Daniel Morris

Causa

Os caseum se formam devido à má higienização da boca, pelo acúmulo de alimentos nas amígdalas que vão se formando quando a pessoa não escova os dentes direito, não passa fio dental entre os dentes e também não escova as paredes da garganta frequentemente, várias vezes ao dia. Dessa forma, uma pessoa que possui esse hábito tem grandes chances de desenvolverum caseum em sua garganta.

Como eliminar um Caseum

  • Nos casos mais simples, os caseum podem ser eliminados de forma natural, tossindo, espirrando e até mesmo falando. Isso ocorre na maioria dos casos.
  • Em casos mais graves, o seu otorrinolaringologista poderá te solicitar a fazer uma cirurgia para eliminar um caseum que esteja em estado mais grave. Então, só o médico especialista poderá realizar esse tipo de procedimento.
  • Ainda não existem remédios especializados para o tratamento de caseum nos pacientes portadores dessa enfermidade, então, o melhor remédio para eliminar um caseum é ter excelentes hábitos alimentares e também excelentes hábitos de higienização da sua boca, e isso inclui tudo, dentes, língua, gengiva e amígdalas. Portanto, prevenir sempre é o melhor remédio

Complicações

O caseum, se não for tratado, pode evoluir para um outro tipo de infecção, como:

  • Faringite
  • Amigdalite
  • Laringite
  • Ou outros tipos de infecções causadas por bactérias oportunistas

A partir dos primeiros sintomas do aparecimento de um Caseum, não perca a oportunidade de ir ao médico especialista, que nesse caso é o otorrinolaringologista. Só o médico poderá te examinar com precisão e avaliar o seu caso da melhor forma possível.

O interessante é começar a buscar ajuda do médico o quanto antes, pois, como já dito anteriormente, o Caseum além, de causar vários desconfortos para a pessoa, também poderá gerar sérias complicações.

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

5 replies to this post
  1. ESTÁ TUDO ERRADO!
    Querido, gostaria de saber quem escreveu esse belíssimo texto, pois não sei se há um comentário que possa ser aproveitado!
    Em primeiro lugar, o caseum não é uma enfermidade. Ele também não é causado por necrose dos tecidos bucais, muito menos por má higiene bucal. Ele também não causa vermelhidão, aumento da temperatura da garganta nem aumento das amígdalas.

    ESCLARECENDO:
    Algumas pessoas possuem reentrâncias (buracos) nas amígdalas, e pode acontecer de restos alimentares se acumularem ali, e as bactérias que temos normalmente na boca digerem o alimento acumulado transformando-o nessa massinha branca e mal-cheirosa chamada caseum. Por tanto, sua causa não tem nada a ver com má higiene, pois é normal que acumulem alimentos ali independente de escovar os dentes ou passar fio dental.

    Os únicos sintomas que podem aparecer são mau hálito e o aparecimento dessas bolinhas brancas nas amígdalas. Não haverá dor, vermelhidão nem aumento das amígdalas, pois não há inflamação.

    O caseum não precisa de tratamento, ele é eliminado sozinho da boca, seja com os movimentos da língua, tosse ou da própria fala. Ele NÃO vai causar nenhuma enfermidade como faringite ou amigdalite!

    NÃO É PRECISO PROCURAR UM MÉDICO PARA ISSO!

    INFORME-SE MELHOR SOBRE O ASSUNTO ANTES DE DAR UMA DE ESPECIALISTA E DIVULGAR INFORMAÇÕES ERRADAS!!

  2. “MÉDICA”, acho que você tmb não procurou se informar muito sobre o assunto, pois de vez em quando estas “bolinhas” se formam em minhas amígdalas ou buracos que nelas existem e minha garganta fica irritada e muito inflamada, em oltros casos podendo chegar a almentar o tamanho das amígdalas. Realmente o caseum pode ser liberado normalmente, mas em outros casos a pessoa precisa retirá-lo pelo seu tamanho e a inflamação que o mesmo calsa, e se não retirado pode ajudar a causar uma infecção pela inflamação, vc como médica deveria saber. Beijoss

  3. A Sra Médica esta desinformada assim como um Sr Medico que consultei ontem e me disse o mesmo… por sorte não acreditei pois ja havia me informado sobre o assunto e não tomei os montes de medicamentos que ele e outros me receitaram e depois de fazer alguns gargarejos e eliminar alguns causeuns melhorei um pouco ate conseguir um outro médico. Está tão desinformada que nem se identificou…