Como emitir e pagar as guias de IPVA atrasado


ipva

Se por algum motivo você atrasou o pagamento do IPVA, não se desespere, confira como fazer para emitir a guia e efetuar o pagamento.

ipva1 Como emitir e pagar as guias de IPVA atrasado

O IPVA que, significa Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor, é de pagamento obrigatório e, na teoria, o recolhimento serve para a manutenção de vias. O pagamento é feito no mês de janeiro a vista e com desconto de 3%, em fevereiro sem desconto, ou então o valor integral, ou seja, sem o desconto, dividido em 03 parcelas com vencimentos para janeiro, fevereiro e março respectivamente. A guia de pagamento chega à residência, mas caso deseje também poderá consultar o valor online da seguinte maneira:

  • Entre no site da Secretaria da Fazenda http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.
  • Digite o número do RENAVAM, presente no documento do veículo e o número do seu CPF ou CNPJ (para o caso de veículos pertencentes à empresas.
  • O imposto pode ser pago em qualquer rede bancária conveniada com o documento do veículo, pela internet ou bancos 24 horas mediante o pagamento de uma taxa.
ipva3 Como emitir e pagar as guias de IPVA atrasado

Agora se por algum motivo você perdeu o prazo, no caso de pagamento das guias do IPVA atrasado o procedimento é um pouco diferente:

  • Novamente, entre no site da Secretaria da Fazenda
  • Digite os dados indicados acima. O programa irá gerar uma nova guia para pagamento, porém, a mesma virá com acréscimos de juros e multa, que varia de estado para estado. Portanto, consulte o DETRAN da sua região para maiores informações.
  • O procedimento para pagamento é o mesmo do IPVA de pagamento único, redes bancárias conveniadas, banco 24 horas ou internet.
ipva4 Como emitir e pagar as guias de IPVA atrasado

Após gerar uma nova guia é importante que o prazo seja cumprido, por já estar acrescido de juros e multa, quanto mais tempo demorar a regularização mais complicado fica e também se o veículo for parado o proprietário terá dor de cabeça. Lembrando que no caso de pagamento em atraso, você também perde o beneficio do parcelamento, o mesmo só vale para quitação dentro do prazo estipulado na guia de recolhimento.

Se você está com o IPVA em atraso também de anos anteriores, pode fazer uma consulta no site e gerar a guia para efetuar o pagamento, mas neste caso pode realizar o parcelamento em até 24 vezes, para IPVA e multa.

ipva2 Como emitir e pagar as guias de IPVA atrasado

É importante lembrar que o IPVA é um imposto obrigatório, com pagamento realizado anualmente e que os valores podem variar de estado para estado, bem como multas e juros no caso de atraso, os procedimentos para pagamento também pode variar, por isso é importante consultar a Secretaria da Fazenda ou o DETRAN da sua região, este ultimo apenas para esclarecimentos, guias são geradas pela Secretaria da Fazenda, o atendimento também pode ser feito pessoalmente nos postos de atendimento.

Carros com mais de 20 anos não pagam IPVA, porem pagam o DPVAT, que deverá ser pago enquanto o proprietário possuir o veículo.
Na época de realizar o licenciamento, todas as taxas e multas, se houverem, deverão estar em dia ou ser pagas no ato do licenciamento, tai como, seguro obrigatório e o próprio IPVA.

O não pagamento do IPVA gera multa, além de impossibilitar o licenciamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post