Como encontrar empresas pelo CNPJ


8074127998_ae2711ba94

O CNPJ ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um registro numérico, único, que identifica empresas e organizações com arranjo jurídico. O CNPJ veio para substituir o antigo CGC, e também é conhecido pelo acrônimo CNPJ-MF. Nele estão contidas as principais informações sobre a pessoa jurídica, como nome, data de abertura, códigos jurídicos, endereço e situação cadastral, entre outros.

Na prática é como uma identidade para empresas, embora não seja exclusiva de uma, já que igrejas, ONGs e outras organizações também fazem uso deste registro. Para o consumidor é uma forma de verificar a idoneidade de uma empresa, afinal é possível saber se existe e se o número pertence de fato a ela.

Vejamos agora como encontrar uma empresa pelo CNPJ.

Você vai precisar de

  • Número de CNPJ;
  • Acesso à internet.

6829312011 063f9e6077 Como encontrar empresas pelo CNPJVictor 1558/Flickr

Passo a passo:

  1. Abra o navegador de sua preferência. E na barra de endereço digite, ou cole o seguinte endereço:http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
  2. Você irá cair direto na página de consulta de CNPJ. Digite o número do CNPJ no primeiro campo. Faça isso sem utilizar pontos ou caracteres especiais como “/”.
  3. No campo seguinte digite as letrinhas que aparecem ao lado dele. Se não estiver conseguindo visualizar, atualize a página. Caso tenha algum problema em entender, você poderá utilizar a opção de ouvir o código clicando no ícone da caixinha de som.
  4. Após preenchido todos os campos, clique em “Consultar”. Você deverá ser redirecionado para outra página em instantes.
  5. A página seguinte é justamente todos os dados cadastrais da empresa procurada. Você poderá encontrar os seguintes dados: Data de abertura, Nome da empresa, Nome fantasia, o CNAE, Código e descrição das atividades econômicas secundárias, Código e descrição da natureza jurídica, Endereço e Situação cadastral.

6404202325 1c10df3624 Como encontrar empresas pelo CNPJ BJ Carter/Flickr

Dicas

  • Se o motivo de sua pesquisa é por suspeita de alguma fraude, verifique se os dados informados no site da receita batem com os fornecidos pela empresa que você está investigando. Na primeira discrepância, desconfie.
  • Dependendo da empresa que você obteve o CNPJ, o endereço informado pode ser o do escritório e não necessariamente a da loja (se for o caso).
  • Note que as empresas precisam declarar a atividade que exercem. Se a atividade declarada é diferente do serviço que você procure, desconfie. Alguma coisa está errada, se a empresa não quer declarar a atividade que exerce.
  • As situações cadastrais vão dizer se a empresa é ativa. Se o cadastro não estiver ativo, é sinal que o CNPJ está sendo utilizado irregularmente, provavelmente copiado por terceiros. Avise as autoridades para evitar que outras pessoas caiam em um possível golpe.
  • Nenhuma empresa deve negar fornecer o CNPJ. O mesmo deve estar constando na nota fiscal e também na embalagem do produto comercializado (se for o caso).

Fique atento as empresas que estão há muito pouco tempo no mercado. Há pessoas boas e pessoas más intencionadas. Confirme se os dados dos CNPJ batem com o que a empresa tenta passar para você. Todo o cuidado é pouco hoje em dia e devemos usar todas as ferramentas que temos em nossas mãos. Fique atento aos detalhes.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: ASCOM – Prefeitura de Votuporanga/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !