Como engordar um cavalo


cavalo1

Quando se pretende engordar um animal, não se deve utilizar os mesmos métodos para todos. Um cavalo, por exemplo, tem um organismo diferente de um boi, por isso deve haver um cuidado diferenciado na sua engorda. Assim como o boi, o cavalo também se alimenta de ervas, entretanto, os equinos não possuem a fermentação das ervas no estomago, conhecida com rumem. Assim, deve-se seguir uma nutrição específica para a engorda. Os principais itens a se considerar são as atividades desenvolvidas, no dia a dia, pelo animal e a própria fisiologia do cavalo. Somente observando esses detalhes, obterá sucesso na engorda.

cavalo2 F550x450 Como engordar um cavalo

Via Flickr

O cavalo e suas atividades:

Existem três atividades básicas desempenhadas pelos cavalos. A primeira é o passeio, que é uma atividade que faz com que o cavalo sirva de meio de transporte nas fazendas ou estradas rurais. Outra atividade é o trabalho, conhecido como tração. O cavalo de tração faz os serviços na fazenda, como arar, puxar carroças e charretes. E por último, o cavalo de esportes, o qual participa de competições de corridas e hipismo, entre outras.

Cavalo de passeio:

Para a engorda desse cavalo não há necessidade de modificar muito a alimentação. Os animais utilizados para esse fim normalmente perdem poucas calorias e, por isso, sendo tratados com pastagem, já podem oferecer um resultado adequado. O importante é aumentar a quantidade de pasto. Se acaso sentir necessidade, poderá completar a dieta com algum tipo de ração para cavalos.

cavalo5 F550x450 Como engordar um cavalo

Via Flickr

Cavalo de Tração:

Esses animais são os que mais perdem calorias. Eles trabalham diariamente, logo estão sempre praticando algum esforço. O ideal é deixar o cavalo, nos momentos de folga, em um pasto de bastante qualidade. Lembre-se que o cavalo costuma comer o dia todo e toda hora, mas como ele não se alimenta durante o tempo de trabalho, a pastagem deve ser muito boa. Também é possível tratar o cavalo de tração no cocho, com uma boa medida de feno ou alfafa. Também pode-se complementar a alimentação com ração.

cavalo4 F550x450 Como engordar um cavalo

Via Flickr

Cavalo de esporte:

O cavalo de esporte não gasta tantas calorias como o de tração, mas gasta mais do que o de passeio. Esse é o grupo de cavalos que mais precisam de acompanhamento, pois são esportistas e, assim como os humanos, devem ter uma alimentação balanceada. Mas um bom pasto e uma ração de qualidade como complemento podem ser o suficiente para alimentar um cavalo de esporte. Deve-se fazer um acompanhamento muito próximo, pois o gasto de energia, entre competição e treinos, é elevado.

cavalo3 F550x450 Como engordar um cavalo

Via Flickr

Independente da função do cavalo, é importante estar atento com a saúde do animal, principalmente se precisa engordá-lo. Por isso, sempre passe algum remédio para eliminar carrapatos e outros parasitas. Também é essencial vacinar contra vermes. Nunca se esqueça de que além da alimentação adequada, o cavalo precisa se hidratar. O ideal é que ele tenha acesso sempre a alguma caixa de água, açude ou córrego, mas se acaso não for possível, fique atento para levar o animal até uma fonte de água.

cavalo6 F550x450 Como engordar um cavalo

Via Flickr

Se acaso perceber certo cansaço no cavalo, providencie um descanso para ele e procure consultar um zootecnista. Boa sorte e sucesso sempre.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !