Como engordar


comendo0

A vida moderna trouxe agitação para a maioria das pessoas. O estresse diário interfere muitas vezes nos hábitos alimentares, fazendo com que haja ingesta inadequada de calorias e nutrientes. Mas será que você está realmente precisando engordar? Frequentemente possuímos uma idéia distorcida sobre o nosso corpo. Algumas pessoas com o peso adequado ou mesmo sobrepeso sentem-se magras e desejam engordar. Outras com baixo peso gostariam de perder mais alguns quilinhos. Para saber se você está dentro da faixa de peso normal um cálculo bastante simples pode ser realizado utilizando o Índice de Massa Corporal (IMC):

IMC = peso/(altura)2

Se o seu IMC estiver entre 18,5 e 24,99 não se preocupe, você está com o peso ideal. Isso significa que você tem chances mínimas de desenvolver doenças crônicas como diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou adquirir um mal súbito como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE). Por isso o ganho de peso não é recomendado às pessoas que fazem parte desse grupo. Nesse caso, para modelar mais o corpo faça exercícios físicos para adquirir peso e belas formas com o aumento da massa magra.

comendo Como engordar

Um IMC menor que 18,49 indica baixo peso o que, por sua vez, denota déficit de nutrientes. A carência de proteínas, minerais e vitaminas influenciam negativamente o funcionamento do organismo fazendo com que o indivíduo tenha menor capacidade de concentração, raciocínio, aprendizagem, assim como menor agilidade física para realizar atividades do cotidiano, sendo comuns as queixas de cansaço e desânimo. Atenção especial deve ser empregada aqueles indivíduos que perderam muito peso em um curto espaço de tempo. Uma diminuição brusca no peso pode indicar doenças como câncer, hipertireoidismo e depressão. Por isso é muito importante procurar auxílio médico para verificar se por trás da falta de nutrientes existem enfermidades que precisam de tratamento específico. Nesses casos, o emagrecimento é conseqüência e pode ser apenas uma das manifestações de uma doença já instalada. Mas tenha calma! Magreza não é sinônimo de doença e você pode estar apenas precisando ingerir um pouco mais de calorias.

Estão acima do peso os indivíduos com IMC de 25 ou superior. Para essas pessoas dietas para perda de peso são indicadas, uma vez que, quanto maior o IMC a partir do limite de 25, maiores serão as chances de desenvolver doenças como DM, HAS, IAM, AVE e morte súbita.

Caso você esteja realmente precisando engordar aí vão algumas dicas:

  1. Procure um médico e um nutricionista. Existem falsos magros. São aqueles que, apesar da aparência esguia possuem uma grande proporção de massa corporal gorda em relação à massa magra, que são os músculos. A avaliação realizada por um profissional permitirá identificar e suprir a carência de nutrientes específicos. Além disso, com uma dieta elaborada exclusivamente para você, o ganho de peso ocorrerá de forma adequada, evitando o surgimento de flacidez e estrias.
  2. Antes de iniciar o processo, anote as medidas de peso e cintura. Tire fotos em várias posições com roupas de banho (frente, costas, perfil). Anote essas informações em uma agenda ou mesmo em um arquivo no computador para que você possa comparar mensalmente o seu progresso.
  3. Para engordar você deve ingerir mais calorias do que você gasta, mas lembre-se: engordar com saúde significa aumentar a ingestão de carboidratos e gorduras saudáveis como mel, frutas, leite, carne, ovos, peixes, feijão, arroz, batata e mandioca. Fuja das frituras, doces e refrigerantes, que não fazem bem ao organismo.
  4. Exercite-se! Não é porque você deseja engordar que você deve riscar os exercícios da sua lista de atividades diárias. Priorize atividades anaeróbias como musculação. Caminhadas, corridas e outros exercícios aeróbicos devem ser leves. Os exercícios condicionam o seu coração a ejetar maior quantidade de sangue para as suas artérias, o que significa que ele fica muito mais eficiente e forte. Ademais, o condicionamento físico proporcionará maior tônus para os seus músculos e um corpo em forma, sem flacidez.
  5. Continue a tirar fotos para que você possa ver quão gradativo está sendo o seu progresso. Visite regularmente o nutricionista para adquirir maiores informações, tirar dúvidas e manter o foco.

comendo3 Como engordar

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !