Como ensinar atletismo às Crianças


Via Flickr

A melhor maneira de ensinar esporte para crianças é não ensiná-los. Apesar de essa afirmação parecer um paradoxo, os jovens aprendem melhor fazendo, e não através do ensino, o que muitas vezes confunde e frustra o treinador, tornando o seu tempo com eles uma experiência aparentemente inútil para ambos. O melhor plano de ataque para tentar ajudar as crianças a aprenderem a jogar, ou fazer qualquer outro esporte de habilidade, como o atletismo, por exemplo, é a criação de tarefas para eles possam realizar. Nesse processo de aprendizado eles vão ter de resolver problemas, mas eles pensarão que estão somente jogando. Um pouco de ajuda e orientação vai tornar o processo de aprendizagem eficaz e mantê-los entretidos. Nesse artigo mostraremos como ensinar atletismo para crianças dentro desse ensino proposto.

515283567 56cd665523 Como ensinar atletismo às Crianças

Via Flickr

  1. Escreva suas metas para o desenvolvimento do seu filho nos esportes. Introduza habilidades esportivas em geral, tais como atirar, apanhar, chutar e bater, correr e saltar antes de introduzir habilidades específicas, como rebatidas, principalmente, se o seu filho for menor de 8 anos de idade. A capacidade do seu filho para praticar esportes, como o atletismo será determinante para o seu sucesso desportivo no futuro.
  2. Brinque com seu filho usando jogos que exigem resolução de problemas e que remetam as regras do atletismo. Tenha metas específicas e o seu filho dará um bom feedback como resultado.
  3. Use o método da extensão gradual de aprendizagem, para que seu filho aprenda as regras do atletismo. Comece com um treino básico e depois aumente a intensidade gradualmente. Use os objetos para treinamento do atletismo que sejam menores para facilitar a aprendizagem num primeiro momento. Fique perto das para que elas sintam mais segura na atividade que estão realizando.
  4. Instrua as regras do atletismo com moderação não forçando a criança a aprender tudo ao mesmo tempo. Não comece com instruções muito difíceis, e deixe a criança pensar por conta própria. Já ficou provado cientificamente que quanto mais uma criança usa seu próprio raciocínio mais chances ele tem de aprender rapidamente o que lhe foi ensinado, e reter essa informação em sua mente por muitos anos.
  5. Faça perguntas, em vez de dar muitas instruções ao mesmo tempo, e dê um tempo para que seu filho possa raciocinar e responder as questões. Se você perceber o problema antes dele, antes de dar a correção, pergunte ao seu filho o que ele acha que poderia fazer para treinar melhor para o atletismo. Se a criança não chegar à conclusão correta, pergunte a ela se a sua correção vai funcionar. Deixe-a voltar a tentar novamente com sua própria habilidade através de outro raciocínio.
2038874146 3734f787d5 Como ensinar atletismo às Crianças

Via Flickr

O atletismo é com certeza um esporte muito importante para as crianças, pois além de ser uma excelente atividade física para manter o peso, ainda contribui para dar a criança noção de limites e convivência social. Seja o próprio pai ou um treinador contratado especialmente para ensinar atletismo às crianças é fundamental que essas pessoas respeitem o tempo de aprendizagem de cada uma e sua constituição física.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !