Como ensinar o alfabeto para crianças


crianca0

A alfabetização da criança deve ser iniciada em casa. Porém, a maioria das mamães, possui dificuldades em introduzir o bê-á-bá ao seu filho. Para que essa tarefa se torne mais fácil e divertida, daremos alguns passos de como ensinar brincando. Acompanhe!

Cada criança tem o tempo certo!

alfabeto2 Como ensinar o alfabeto para crianças

Grande parte das crianças inicia o reconhecimento de algumas letras, em torno dos 2 a 3 anos de idade. Porém, a real identificação ocorre por voltas dos 4 a 5 anos de idade. O legal de saber isso, é que você pode iniciar a apresentação das letras do alfabeto quando seu filho tiver ao menos, 2 anos de idade. Mas é preciso ter paciência. Como quase tudo na nossa vida, é necessário iniciar um passo de cada vez.

Aposte no estímulo visual!

Os pequeninos possuem um jeito diferente de aprender, quando comparados a crianças mais velhas. Devido a isso, a melhor maneira de introduzir a alfabetização à criança é através de estímulo visual. Ou seja, procure por livros coloridos e cheios de desenhos, além de bloquinhos e tapetes de EVA, para que a criança possa interagir com o “novo mundo” das letras. Isso ajudará seu filho a reconhecer não só as letras, mas também as cores, as diferentes formas e os animais, sem contar com outros objetos do livro.

Conte histórias.

crianca Como ensinar o alfabeto para crianças

Uma maneira muito divertida de incentivar seu filho a gostar de leitura, é iniciar com contos de histórias. Assim, é indicado que os pais realizem, por volta dos 2 a 3 anos de idade, a leitura de livros infantis. A variedade dentro desse universo é enorme, sendo indicada a que mais agrada o seu filho.

Com a leitura, a criança se acostumará e terá interesse em conhecer o “mundo das letras”, algo que Dara retornos gratificantes.

Interaja com seu filho!

Toda vez que o pequeno realizar uma “obra de arte”, coloque o nome dele escrito na folha que foi feito o desenho. Depois, explique quais letras são necessárias para a formação do nome da criança. Essa é uma maneira muito útil para que ele descubra as diferentes leras do alfabeto. Além de incentivá-lo a conhecer novas palavras, incluindo o nome de seus pais.

alfabeto1 Como ensinar o alfabeto para crianças

Outra opção seria montar um quebra-cabeça personalizado. Ou seja, monte o nome do seu filho e, junto com ele, desmonte e dê apoio para que ele consiga montá-lo novamente. Ou, preferir, escreva o nome do seu filho na porta do quarto ou, mesmo na parece, e faça perguntas de quais letras são necessárias para formar o nome inteiro. É uma brincadeira uma interessante.

Um passo à frente!

Caso seu filho já esteja no estágio superior, ou seja, já sabe reconhecer as letras, utilize em suas brincadeiras. Uma boa dica é incentivá-lo a mencionar palavras que iniciam com as letras que ele já aprendeu; como por exemplo: “Que palavra começa com a letra ‘b’? Bola, bebê, balão” e assim por diante.

Com as dicas propostas anteriormente, o ensino do “bê-á-bá” se tornará mais fácil e com o tempo, você colherá os frutos e em breve seu filho estará navegando no mundo das palavras. Confira!