Como entrar na polícia civil


policia

A Polícia Civil está entre as instituições mais conhecidas da sociedade. O seu trabalho consiste no exercício das funções de polícia judiciária e apuração de infrações penais. Ao contrário da polícia militar, este órgão costuma trabalhar com a prevenção e investigação, ou seja, seu trabalho costuma envolver operações de inteligência ou baseada em informações de inteligência.

Um órgão como a Policia Civil oferece várias oportunidades, seja como policial ou nas funções civis, para vários níveis de formação diferente. Se você tem o sonho e a vontade de entrar para a polícia, saiba que suas chances são boas, contanto que você se prepare antes. Veja agora algumas dicas de como entrar para a Polícia Civil.

4310665566 b33bd9aab6 z F550x450 Como entrar na polícia civilCyro A. Silva / Flickr

Materiais

  • Habilitação B (para os principais cargos);
  • Conhecimento específico (de acordo com o cargo);
  • Formação especifica (de acordo com o cargo).

Como entrar para a polícia

  1. Independente do estado, o ingresso em qualquer instituição de Polícia Civil se dá através de concurso público. Portanto, o primeiro passo é ficar de olho nos editais no site, ou diário oficial de sua região. Existem também periódicos dedicados a informar datas e editais de concursos.
  2. Saindo o edital, verifique as vagas e requisitos. Existem pré-requisitos que podem mudar de estado para estado ou até mesmo de período para período, como tatuagens, nível de conhecimento e etc. Delegados precisam ser formados em direito, investigadores devem possuir ensino médio e peritos conhecimentos específicos. Há cargos civis também, como o de escrivão. Escolha dentre os cargos disponíveis, o que melhor se encaixa com o seu perfil e nível de conhecimento.
  3. A primeira fase é teórica, então você deverá estudar os conhecimentos específicos da função escolhida e também os conhecimentos básicos (português, matemática e etc.) A maioria dos cargos cobram conhecimentos em direito criminal e outros tópicos mais específicos. Consulte a referência bibliográfica, geralmente localizada no final do edital.
  4. Passada a prova teórica você será submetido a exame físico e médico, com exceção dos cargos que não se fazem necessário. Geralmente é cobrado corrida, exercício na barra, flexões e abdominais. As provas estarão discriminadas no edital especifico do concurso.
  5. Passadas as etapas de prova teórica e física, ainda não acabou. Mesmo sendo classificado no concurso você terá que fazer a academia de polícia, no entanto é relativamente mais fácil que o concurso, já que se trata de um curso de formação. Ao fim do curso você estará apto a assumir um cargo na polícia. Alguns cargos não passam por essa etapa.

3132366837 bed23c7f4d z F550x450 Como entrar na polícia civilCyro A. Silva / Flickr

Dicas

  • Antecipe seus estudos. É muito fácil encontrar provas de concursos antigos e apostilas pela internet. Se dispuser de tempo, se matricule em um curso voltado para concursos, isso te ajudará a sair na frente em relação aos seus outros concorrentes.
  • Preparo físico é muito importante e não dá para deixar para última hora. Cuide de sua alimentação e crie hábitos saudáveis. Se possível se matricule em uma academia para manter a forma e passar para o exame físico.

O preparo é fundamental para se ingressar em qualquer órgão público. Se você sonha em entrar para a polícia civil, comece a se preparar agora. Não deixe que essa carreira fique apenas no campo dos sonhos, transforme-a em realidade. Você pode e você vai conseguir. Boa sorte.

(Imagem destaque: Cyro A. Silva / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !