Como escanear uma foto


Via Flickr

A digitalização de imagens é um dos processos mais usados pelas pessoas, muito por causa da popularização do ambiente virtual. O avanço do uso das câmeras digitais e a possibilidade de utilizar ferramentas para manipular essas fotos também fizeram aumentar a preocupação com as fotos tiradas da maneira antiga.

Vale lembrar que muitas fotografias das máquinas de filme costumavam estragar com o tempo, sendo necessária a procura de profissionais que pudessem fazer a recuperação da qualidade dessa imagens, esses problemas foram superados com as fotos tiradas nas câmeras digitais.

A maneira mais prática de passar aquela fotografia do papel para o computador é através dos scanners. Existem disponíveis no mercado dois tipos de scanner, os manuais, nesse caso as pessoas precisam passar o aparelho sobre a folha ou imagem que será digitalizada, ou aqueles de mesa, os mais comuns atualmente.

Qualquer pessoa é capaz de passar uma imagem para o computador de maneira rápida e fácil. O primeiro passo é saber qual o tipo de digitalizador será usado, os manuais ganharam popularidade nos anos 90, porém hoje em dia os mais usados são os de mesa.

Você vai precisar de:

  • Fotos a serem digitalizadas
  • Scanner
medium 1545463609 Como escanear uma foto

Via Flickr

Passo a passo

  1. Separe as fotos que você deseja escanear, não existe um número máximo de imagens que podem ser digitalizadas, porém o ideal é que seja feita uma de cada vez, assim você poderá separar por arquivos, além de facilitar o trabalho de organização no futuro. As imagens soltas também podem ser manuseadas mais facilmente.
  2. Ligue o seu scanner no local indicado, para usar os manuais basta colocar a foto em uma superfície plana e passar o aparelho sobre a imagem, eles precisam estar ligados ao computador para que a imagem seja transferida e você possa acompanhar todo o processo, em seguida clique em salvar a sua imagem e escolha em qual pasta deseja que ela seja armazenada.
  3. Abra a tampa do scanner de mesa, caso esse seja o modelo que você irá usar, coloque a imagem no local indicado, feche a tampa e clique no botão escanear ou digitalizar, o termo pode variar de modelo para modelo.
  4. Aguarde até o final do processo, provavelmente uma tela será apresentada para você nesse processo, muitas vezes a máquina transmite uma mensagem perguntando se você gostaria ou não de realizar outras digitalizações, se for necessário você poderá colocar novas imagens para carregar.
  5. Coloque um nome para o seu arquivo e clique em salvar, normalmente é criada uma pasta onde essas imagens são armazenadas, na maioria das vezes todas são colocadas em uma única pasta.
  6. Faça as alterações nas imagens que desejar.
medium 390948637 Como escanear uma foto

Via Flickr

Dicas

  • Você poderá escurecer ou clarear as fotos da maneira que desejar, existem diversos programas para isso, escolha aquele que seja mais adequado para o seu perfil, o do Microsoft que acompanha o Office funciona muito bem para os mais leigos, porém existem ferramentas mais sofisticadas para trabalhos mais profissionais.
  • Coloque todas as suas fotos digitalizadas em uma única pasta, assim fica mais fácil localizá-la depois.

As fotos são capazes de imortalizar momentos que não voltam mais, escanear essas imagens é uma maneira de preservá-las por mais tempo. Boa sorte!