Como escolher a cor do sofá


32667334

A casa onde moramos é o nosso refúgio. É o lugar que nos acolhe, onde descansamos e convivemos com as pessoas que mais amamos na vida. Por conta disso, ela precisa ser aconchegante, agradável e bonita, além de prática e dar o mínimo trabalho possível.31 600x250 Como escolher a cor do sofáQuando pensamos em renovar a mobília, muitas vezes nos encantamos com móveis enormes e maravilhosos, e não pensamos que no dia a dia, ao invés de facilitar a nossa vida, vai nos dar tanto trabalho pra cuidar e manter, que depois de um tempo desejamos nunca ter colocado aquele “elefante branco” dentro de nossa casa. Muitas vezes, levados pela empolgação,  escolhemos móveis que viram verdadeiros “trambolhos” que não combinam em nada com o ambiente.1221333514 2c1b52be27 Como escolher a cor do sofáUm dos exemplos mais comuns é o sofá. Podemos afirmar com segurança que é um dos móveis mais importantes da casa. Figura principal na sala, geralmente o primeiro a ser notado. Ele deve estar em harmonia com o restante da mobília, sem “gritar” aos nossos olhos, e que possa ser “usado e abusado” sem desbotar e encardir.1739 1168928712762612 500x250 Como escolher a cor do sofáComo devemos escolher a cor do sofá? - Anote nossas dicas de cores:

1. Pastel. Essas cores estão sempre em evidência, são discretas e fáceis de combinar com a mobília.

2. Cores neutras. São ideais se o ambiente tiver detalhes coloridos – um móvel, vasos de acrílico, almofadas coloridas, etc.

3.  Cores frias – tons de violeta, azul e verde. Ideais para ambientes descontraídos. Combinam com flores e com alguma parede de cor contrastante. Deixam o ambiente mais fresco.

4. Cores quentes – tons de vermelho, laranja, rosa, amarelo. Se o sofá for parte da decoração, fica bem usar cores mais despojadas, no entanto é preciso saber combinar, tendo a desvantagem de se enjoar rapidamente, pois é muito marcante.

5. Branco. Deixam o ambiente muito requintado, mas suja com muita facilidade, por isso é indicado apenas para salas com pouco uso. Se decidir por um sofá branco, é melhor que ele seja de couro, para ser mais fácil de limpar, e use uma capa ou manta para protegê-lo, tirando apenas em ocasiões especiais.

6. Duas cores. Se houver lugar para dois sofás de tamanhos diferentes, uma boa opção é escolher cada um com uma tonalidade diferente da mesma cor. Por exemplo: azul escuro e azul claro, ou cinza escuro e cinza claro. Mas, obviamente é preciso tomar cuidado com a decoração do restante da sala.

Dicas:

  • Sofás estampados apenas quando o tapete for liso e de cor neutra. A decoração também deve ser mais sóbria.
  • Leve em conta se o sofá for de uso intenso, onde a família fica a maior parte do tempo. Neste caso, prefira cores escuras e revestimentos resistentes e fáceis de limpar. Também escolha cores escuras se sua casa tiver crianças ou animais.
  • Revestimentos de tecido pedem impermeabilização para facilitar a limpeza, e evitar manchas.
  • Em ambientes pequenos escolha sempre cores claras. 

Lembre-se sempre que as cores afetam o estado de espírito – excitam ou acalmam – portanto tenha sempre bom senso para usar sua criatividade a seu favor! Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post