Como escolher cortinas para quarto feminino


cortinacapa

Para escolher a cortina certa para o quarto feminino é importante observar algumas regras da decoração, ei-las!

1-  Se o quarto for pequeno e queira dar a impressão de que seja maior, escolha uma cortina leve, fluida e na cor da parede, que deve ser preferencialmente branca, gelo ou of  white.

cortina6 Como escolher cortinas para quarto feminino

Via Flickr

2-  Como a cortina é um elemento da decoração que se troca com menor frequência em relação a almofadas, tapetes e jogos de cama, prefira um tom neutro, que não canse a visão. Por exemplo, se seu quarto tem a base branca e detalhes em roxo, será melhor uma cortina branca, a menos que tenha uma de cor e outra neutra para variar de vez em quando.

3-  Cortinas estampadas, especialmente as floridas ou com arabescos são ultra femininas, se seu quarto é médio ou grande, agregará charme e delicadeza ao ambiente.

cortina3 300x225 Como escolher cortinas para quarto feminino

Via Flickr

4-  A cortina, assim como os demais elementos decorativos do quarto, deve combinar com a personalidade da mulher. Uma pessoa prática e adepta da decoração contemporânea vai combinar com uma cortina sequinha ou até uma persiana. As românticas combinam com estampas florais, sofisticadas combinam com cortinas fluidas e bandos elaborados e assim por diante. Analise seu estilo e escolha a melhor cortina!

5-  As cortinas de quartos femininos podem ser do teto até o chão ou somente na janela. É uma escolha bem pessoal.

cortina2 300x300 Como escolher cortinas para quarto feminino

Via Flickr

6-  As cores e as personalidades: mulheres requintadas e sofisticadas combinam com cru, nude, tons de marrom a dourado, além de verde oliva. Mulheres delicadas combinam com tons rosáceos, lilases, tons pastéis. Mulheres descoladas, despojadas e modernas combinam com roxo, azul náutico, amarelo ouro e quaisquer cores ousadas e inesperadas para uma cortina. Mas atenção, se o quarto for compacto, as cores vibrantes podem “diminuí-lo” ainda mais.

7-  Quanto aos tecidos: mulheres delicadas combinam com voil, lesie, algodão ou poliéster. Mulheres delicadas e românticas combinam com renda, algodão florido e voil. Amantes do luxo e sofisticação combinam com veludo, jacquard, xantungue, algodão e linho puro, além de tecidos de seda.

8-  Se o quarto tiver uma parede revestida com papel de parede estampado, prefira a cortina lisa, em uma das cores da decoração ou da cor da parede.

cortina51 Como escolher cortinas para quarto feminino

Via Flickr

9-  A forma de prender a cortina na parede é uma escolha pessoal. As mais femininas são aquelas que contenham franzidos, laços, ilhoses metálicos em varões. O antigo trilho praticamente caiu em desuso, mas a mulher que desejar dar um ar retrô ao seu quarto pode lançar mão dessa estrutura.

10-  Com ou sem black out? Mulheres solares, alegres e descontraídas geralmente preferem – e combinam com cortinas de média vedação da luz e por isso dispensam o black out sob a cortina. Já quem prefere o aconchego do escurinho, o black out é indispensável.

Com essas dicas, elabore uma cortina que tenha a ver com sua personalidade e estilo de vida. Leve sua ideia a um atelier específico de cortinas.
Caso prefira comprar pronta, as lojas de decoração ou de departamentos que também oferecem cortinas como Pernambucanas, Havan, Riachuelo, entre outras dispõem de cortinas de vários estilos, tamanhos, para trilho, varão, etc.

cortina1 e1351587590899 Como escolher cortinas para quarto feminino

Via Flickr

E o melhor é que os bandos, braçadeira, black out, forro, tudo é vendido separadamente, para que cada cliente monte a sua.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !