Como escolher granito


pera-de-granito-na-pia-da-cozinha

O granito é uma pedra usada na construção civil para revestimento de superfícies como paredes e piso, ou então para revestimento de pias ou fabricação de mesas, entre outros. Esta pedra na verdade é uma rocha de origem ígnea, que é composta de quartzo, micas, feldspato, piroxenas, anfíbolas e olivina, sendo que a proporção de cada uma das substancias pode determinar a cor e outras características do granito. Este material é excelente para a construção civil pois apresenta alta durabilidade, e por isso pode ser usado em diversas superfícies.1314198004 73129473 1 SOLEIRAS EM GRANITO belo horizonte 600x250 Como escolher granitoComo existem diversas cores de granito, é possível que algumas pessoas sintam dificuldades de escolher a melhor pedra para empregar em sua residência. Se você também tem essa dúvida, veja o passo a passo abaixo e aprenda mais sobre o granito!

Passo a passo para a escolha do granito

  1. Preço: defina o valor que está disposto a pagar pela pedra. O preço geralmente é definido por metro quadrado, e sabendo a quantidade que deseja gastar já é possível estabelecer um filtro.

Uso: defina a utilização da pedra. Ela será empregada no chão? Em áreas internas ou externas? Na parede? Na pia? Tendo essas informações em mãos é possível saber se o ideal é uma pedra polida ou uma pedra rústica.pia de marmore 600x250 Como escolher granitoPor exemplo, se o granito for utilizado em ambientes externos deve ser rustico de preferência, para evitar escorregões e até acidentes se o local for molhado.  Já ambientes internos, revestimento de pias entre outros pode receber a pedra polida, até mesmo para facilitar a limpeza.

  1. Acabamento: o próximo passo é verificar se a pedra precisa de um tratamento especial para não se desgastar. Pedras usadas em pias por exemplo costumam receber uma camada de polimento especial e aplicação de substancias para evitar que os produtos químicos manchem ou acabem tendo efeito abrasivo na pedra.
  2. Cores: a cor vai ser determinada pelo gosto pessoal do comprador. No entanto existem algumas dicas que podem ajudar e muito a escolher corretamente a cor da pedra:
  • Cores quentes (vermelho, laranja, bege e amarelo marrom): ideais para usar em locais em que se deseja sensação de aconchego e estimulo de apetite, como sala de jantar, área de lazer, cozinhas entre outros.
  • Branco: é uma cor neutra que pode ser utilizada em qualquer ambiente. Ideal para ambientes pequenos, pois oferece sensação de amplitude. Pode ser usado em qualquer ambiente, em especial hall de entrada, salas, corredores, entre outros.
  • Cores frias (preto, verde, azul): boas para ambientes de relaxamento e locais amplos. Muito usado como tampo de pias e para construção de mesas e bancadas.granito Como escolher granito

Dicas

Para manter o granito sempre bonito, é importante ter alguns cuidados durante a manutenção dele. Confira algumas dicas:

  • - Limpe o granito usando apenas pano úmido, para evitar manchar ou ter ação abrasiva sobre a pedra.
  • - Para evitar que sofram agressões, uma dica é usar produtos específicos para polir a pedra, pois eles protegem a superfície do granito.
  • - Sempre que cair algo no granito, limpe imediatamente para evitar manchas.

Boa sorte na escolha do granito!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post