Como escolher máscaras para soldador


3475618834_11d51c0593_b-F550x450

O processo de soldagem é utilizado em muitas áreas da indústria. É considerado um dos processos que mais exigem capacitação e habilidade do soldador. Por isso é de fundamental importância para o soldador, ou ao aprendiz, possuir todos os conhecimentos referentes ao processo de soldagem.

6853171384 62a4d53722 b F550x450 Como escolher máscaras para soldador

Via creativecommons

A escolha da máscara de solda adequada para cada tipo de aplicação é muito importante para o sucesso do trabalho. Sendo assim, este artigo vai apresentar dicas de como escolher uma máscara de soldador. Na hora da escolha é importante considerar:

  • O tipo de processo de soldagem que será executado
  • A posição de soldagem e o tipo de material que será soldado
89826384 763e5b454d o F550x450 Como escolher máscaras para soldador

Via creativecommons

Tipos de máscara de solda existentes no mercado:

  • Máscara de solda polipropileno: É uma das máscaras mais utilizadas nas indústrias. Por ser de fácil utilização, ela possui um suporte para fixar na cabeça, um visor articulado, onde se pode levantar a lente retangular para uma melhor visualização da solda. Protegendo assim a face do soldador de partículas que podem ferir a face.
  • Máscara de solda Celeron com visor fixo: Está máscara é ideal para a soldagem elétrica. Está disponível para a venda com o visor fixo ou na opção de escudo, onde é acoplado um tubo em sua base, que visa facilitar a visão do cordão de solda. Uma grande vantagem é o material que é muito resistente.
  • Máscara de solda automática e de auto escurecimento: Esta máscara é o que existe de mais moderno na tecnologia de soldagem. Ela possui um visor eletrônico, onde o escurecimento só acontece quando o trabalho se inicia. Assim, quando ele toca o material com o eletrodo para soldar, ela escurece automaticamente, clareando novamente ao fim do processo. Isso facilita em muito a vida do soldador, pois não precisa se preocupar em ficar levantando ou retirando a máscara a todo o momento para enxergar a solda.
  • Máscara com filtro de ar: Essa máscara vem com um filtro de ar acoplado. O que protege o soldador para que não haja a inalação de gases prejudiciais à saúde.

O que é preciso para acertar na escolha?

  • Conhecer os processos de soldagem. Existem soldas elétricas com eletrodo revestido, soldas Mig e Tig, soldas oxiacetilênicas, enfim, uma infinidade de tipos de soldas que exigem máscaras específicas.
  • Conhecer a posição de soldagem é fundamental para a escolha da máscara adequada. As vezes o soldador precisa soldar algum material sobre a cabeça, e isso exige uma máscara escudo. Ou o soldador vai precisar soldar um material como o alumínio, que exala gases tóxicos que são perigosos para o soldador, então a máscara mais adequada é a que possui um filtro de proteção, enfim, é preciso avaliar cada situação.
  • Avaliar o material que é fabricado e a resistência da máscara de solda para que seja adquirido um produto de qualidade e de boa durabilidade.
2311417824 a9d8f43751 b F550x450 Como escolher máscaras para soldador

Via creativecommons

Se comprar a máscara adequada, será a garantia de qualidade do serviço que será executado. Então faça a sua escolha e boa sorte!