Como escolher nomes para restaurantes


7054766111_7f3d7e04d5_b-F550x450

As possibilidades são muitas, mas é preciso fazer já de início uma filtragem, eliminando todas aquelas opções  que não têm a ver com a gastronomia a ser servida. Por exemplo, colocar um nome oriental em um restaurante de comida campeira não faz sentido algum. Por isso, se ainda não decidiu o cardápio, faça isso primeiro, para depois escolher o melhor nome, aquele que tenha a ver com a essência do seu estabelecimento. Cardápio definido, o próximo passo é definir as classes que deseja atrair. Se  “C” e “D”, a melhor coisa é colocar nomes simples e servir comida com a mesma qualidade que seria servida para as classes “A” e “B”, mas com mais simplicidade, para não inibir sua clientela.

34108425 c78829dee7 z F550x450 Como escolher nomes para restaurantes

Via creativecommons

Cardápio e foco definidos, é hora de começar a analisar sugestões.

  • Sugestões de nomes para restaurantes de comida mineira: Tradição Mineira, Fogão a Lenha, Fogão de Minas, Gosto Mineiro, Panela de Minas, Aconchego Mineiro, Cheiro de Tempero Mineiro, Segredos de Minas, Prosa do Mineiro e Sabor de Minas.
  • Sugestões de nomes para restaurantes de comida italiana: Massas & Cia, Massas & Alegria, Cantina do Sabor, Sapore, Palatare, Ristorante D’tália e Per Mangiare.
  • Sugestões de nomes para restaurantes self service: Sabor Express, Tempero Caseiro, Paladar, Panela de Ferro, Brasileirinho, Prato Cheio, Aroma da Horta, Parada Obrigatória, Fome Zero Comida Express  e Comidinha da Vovó.
  • Sugestões de nomes para restaurantes de comida árabe: Kibão (que tem duplo sentido), Kib’s & Cia, Mil e Uma Noites, Delícias Árabes, Iguarias do Líbano.
  • Sugestões de nomes para restaurantes de comida portuguesa: Panela Lusitana, Sabor Lusitano, Rei do Bacalhau, Cia do Bacalhau, Cozinha Portuguesa, Portuguesa Com Certeza!
  • Outra opção é colocar, no nome, a especialidade da casa. Por exemplo, se o restaurante é especialista em costela assada, um nome razoável seria: Costelaria Sabor & Cia!
  • Além de o nome ter a ver com o estilo gastronômico do restaurante, é preciso colocar um que passe uma ideia do que é servido, ou seja, da gastronomia, e garantir que seja convidativo.
  • Um restaurante com um nome que não condiz com a qualidade do que é servido terá dificuldade de atrair o cliente pela primeira vez, enquanto um bem pensado pode ser a isca perfeita.
  • Restaurante do Gordo, Restaurante Tio Patinhas, são exemplos bastante utilizados, que muitas vezes não condiz com a qualidade gastronômica e deixa de atrair clientes guiados pelos sentidos.
  • Quanto a colocar o sobrenome do dono no nome fantasia da empresa, só é válido se o nome não for cacofônico, tipo “Churrascaria Pinto”. Muitos chefes de cozinha se formam na faculdade e abrem seus próprios restaurantes com seus sobrenomes, mas isso vale mais quando o sobrenome tem peso de marca, de família tradicional. Diferente de Restaurante do Silva, por exemplo. Como existem muitos Silvas no Brasil, o sobrenome não tem peso, não agrega.
  • O nome do restaurante transmite uma mensagem quanto ao seu status, por isso, se deseja selecionar a clientela, analise se o nome favorece. Quentinha do Fulano, por exemplo, dificilmente atrairá as classes “A” e “B”, que gostam de sofisticação.
6267786922 c4676f41b3 b F550x450 Como escolher nomes para restaurantes

Via creativecommons

Um bom nome já será meio caminho andado para conquista da clientela, capriche na escolha e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !