Como escolher um capacete


normal_mulher_moto_2

O capacete é um item de segurança utilizado em vários segmentos, atualmente muito se fala de capacetes para motociclistas, porém os capacetes atendem também profissionais de segurança, como policiais, praticantes de esportes, como skatistas. Porém nesse artigo iremos falar sobre como escolher um capacete para motociclista, como é previsto na lei de transito, o capacete é um equipamento obrigatório para que o motociclista ande dentro da lei, além de prover segurança em casa de quedas e outros tipos de impactos.motos e gatas 051 400x250 Como escolher um capacete

Escolhendo um capacete – Passo a Passo

1) Meça a circunferência de sua cabeça, para tirar a medida correta você irá precisar de uma fita métrica (de preferência maleável), com ele você ira medir a circunferência de sua cabeça passando a fita na altura das sobrancelhas e orelhas. Depois de ter a média em mãos você deve escolher entre os seguintes tamanhos (caso não tenha seu tamanho exato, escolha o mais próximo):

55/56
57/58
59/60
61/62
63/64

2) Siga até uma loja e escolha o capacete referente a circunferência de sua cabeça, assim como calçado ou qualquer outro produto que precise de uma “fôrma”, o mesmo pode dar uma variação entre uma marca e outra, por isso se ficar muito pequeno ou muito grande, utilize outro número que caiba corretamente em sua cabeça.

3) Coloque o capacete segurando as duas cintas laterais para que não lhe atrapalhe, após verifique se o capacete está realmente correto em sua cabeça. O capacete ideal deve ficar com pouca movimentação, ou seja, deve servir de forma que sobre pouco espaço. A almofada superior deve estar em contato com o topo de sua cabeça, as almofadas laterais também deve estar apertando seu rosto. É normal que você sinta um desconforto ao colocar o capacete pela primeira vez.

4) Certifique de que seu queixo também está totalmente protegido pelo capacete, em muitos casos o queixo fica para fora e isso pode ser um perigo para o motociclista, pois é uma parte do corpo que está propícia a entrar em colisão com o chão.mulher moto 1 520x250 Como escolher um capaceteA cinta de proteção é referente a segurança de seu capacete a seu rosto, essa cinta não precisa estar totalmente apertada contra o pescoço, porém precisa ficar em média com espaço de 2 dedos. Para verificar é muito simples, basta regular a cinta e depois colocar dois dedos para verificar sua pressão. Depois de regulado uma vez não é necessário fazer tudo novamente, basta desabotoar quando for retirar o capacete e depois abotoar novamente quando for utilizar a motocicleta.08112010114437e0fce3f865a3 600x250 Como escolher um capaceteUma dica interessante é que você tenha sempre cuidado com a pressão da cinta, uma cinta com muito espaço pode fazer com que o seu capacete saia em uma colisão muito forte. Outra dica é ficar atento ao tamanho do capacete, pois muitas pessoas adquirem um capacete de tamanho maior para ficar mais confortável, porém esse é um erro muito grande que pode trazer um grande problema em caso de acidente. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !