Como escolher qual livro didático usar


livro

O livro didático é fundamental em qualquer sistema de educação, e adotar bons livros é imprescindível para o crescimento pessoal de crianças e adolescentes. A sua importância é tão grande que professores, diretores e profissionais de educação costumam participar de diversas reuniões antes de decidir qual material será adotado por determinada escola. Na hora de escolher o livro didático mais apropriado, é necessário saber exatamente para qual turma ele será destinado e o grau de conhecimento daquele grupo de estudantes, ou seja, o livro didático para ser usado da melhor forma possível precisa acompanhar o nível de cada sala de aula.

livro4 Como escolher qual livro didático usar

Saiba como escolher o livro didático ideal

Na hora de escolher o melhor livro didático a ser adotado por uma determinada turma é preciso seguir alguns passos simples, para isso você precisa saber algumas informações importantes como:

  • O nível da turma na qual o livro será usado
  • Lista de todos os títulos disponibilizados pelas editoras, assim como um breve resumo sobre as obras.
livro1 Como escolher qual livro didático usar

Passo a Passo:

  1. Conheça bem a turma que irá usar o livro didático, dessa forma você poderá direcionar melhor quais pontos são importantes na hora de escolher um título. O livro precisa seguir, por exemplo, um vocabulário que seja facilmente entendido pela turma, não adianta utilizar termos muito técnicos para uma turma que ainda não possui maturidade para entender.
  2. Escolha livros que sigam a linha educacional da escola que você irá usar o material, é importante que não tenham conflitos de interesse.
  3. Escolha títulos que você tenha domínio sobre o assunto, por exemplo, antes de indicar determinado livro é importante que o professor já tenha lido e analisado se ele realmente se enquadra dentro do perfil pedido na sala de aula.
  4. Leia todos os resumos disponibilizados pela editora antes de optar por um determinado livro, faça uma pré-seleção e em seguida leia esses livros, dessa forma o livro a ser adotado terá a maior probabilidade de ser a escolha certa.
  5. Analise também o perfil da turma que irá usar o livro, verifique exatamente o grau dos alunos. Antes de optar por um determinado livro, veja se ele segue uma sequência lógica que esteja de acordo com o programa recebido pela escola.
livro2 Como escolher qual livro didático usar

Dicas:

  1. Muitas vezes o livro didático é usado como única fonte de conhecimento, por diversas razões, por isso ele deve ser uma ferramenta verdadeiramente eficaz.
  2. Adote os seus próprios pontos de escolha baseados na sua experiência de ensino.
  3. Considere também a aparência do livro, o ideal é que o tamanho do livro não seja muito grande para que os alunos possam carregá-los sem dificuldades, também é recomendado que ele não tenha muitas páginas a ponto de deixá-lo com excesso de peso. Procure também aqueles que tenham uma capa atrativa para despertar o interesse e curiosidade dos alunos.
  4. Procure livros que despertem um raciocínio dedutivo no seu aluno, é fundamental que o livro seja envolvente.
livro3 Como escolher qual livro didático usar

O livro didático deve ser uma leitura prazerosa para os alunos, foi-se o tempo em que ele se resumia apenas como uma obrigação. O aluno precisa sempre ser motivado para o seu crescimento pessoal e profissional, e o início com certeza está no livro didático. Bons estudos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !