Como escolher o nome fantasia da sua empresa


flickr-2803059457-hd

A decisão de abrir um negócio próprio é um importante passo na vida de qualquer empreendedor. Além de todo o processo legal obrigatório, como o registro na prefeitura e na junta comercial, alguns outros pontos devem ser observados, sendo que o nome da nova companhia é fundamental. Na hora de escolher um título para a empresa é muito importante que ele seja de fácil memorização e que identifique muito bem o novo empreendimento, principalmente no caso do nome fantasia, pois esse será usado de uma forma geral para o grande público.031677 826aa91a 600x250 Como escolher o nome fantasia da sua empresaO nome fantasia ideal 

Uma empresa, na maioria das vezes, possui dois nomes distintos, um é usado nas negociações oficiais como compra de matéria-prima, negociação com outras empresas, notas fiscais, etc. Já o nome fantasia é a maneira como os clientes irão conhecer a empresa, ele deverá ser usado em cartões de visita, peças publicitárias, etc. Por esse motivo é muito importante que ele seja escolhido com certo cuidado, pois além de ser simples, ele precisa ser impactante, e esse é a principal dificuldade encontrada por pessoas de todo o mundo. Para escolher o melhor nome fantasia, você vai precisar de:

Definição do público-alvo da empresa 
Definir todos os produtos ou serviços que serão oferecidos pela companhia
Saber quais os principais valores que deverão ser passados pela empresa
Atributos dos produtos ou serviços

Passo a Passo
1. Estude o público-alvo da sua empresa, essas pesquisas poderão ser contratadas em consultorias especializadas, nesse caso será necessário possuir uma verba extra, ou usa a internet como ferramenta. Busque conhecer todos os aspectos do seu público como faixa etária, aspectos culturais, classe social, estilo de vida e outras informações que considerar pertinente.
2. Faça uma lista de todos os produtos ou serviços que serão oferecidos pela empresa, é muito importante que nada fique de fora, pois eles irão ajudar a criar um nome eficiente e vendável.
3. Passe para o nome os valores e princípios da empresa, dessa forma você irá criar uma maior empatia com o público que irá se sentir mais valorizado.
4. Liste todas as vantagens que o cliente irá obter ao adquirir o seu produto ou serviço, dessa lista poderão surgir ideias de nomes muito interessantes.
5. Procure passar todos os aspectos do seu produto ou serviço, como inovação, design diferenciado, personalização, entre outros. O importante é passar uma imagem de desejo para a pessoa que vai consumir esse produto ou serviço.

Dicas:
1. Não use nomes que tenham duplo sentido, isso poderá prejudicar a imagem da sua empresa. Lembre-se que o nome fantasia precisa ser simples e direto.
2. Use palavras que sejam de fácil compreensão e escrita, pois assim você irá evitar que o nome da sua empresa seja repassado de forma errada.
3. Escreva todos os nomes que venham a sua cabeça, faça uma lista com todos, dessa forma você poderá eliminar aqueles que não se enquadram no seu objetivo.
Escolher o nome fantasia perfeito é tão importante quanto qualquer outro passo ao abrir uma nova empresa, pois através dele o seu negócio será divulgado e conhecido. Se as dúvidas persistirem, faça uma pesquisa junto aos seus concorrentes, ou consulte sites que sejam inspiradores para você. Boa sorte e sucesso!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post