Como escolher o orador da turma


4660491920_38e79cbeda

O momento da formatura é inesquecível, todos os anos milhares de estudantes conseguem o tão sonhado canudo, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Um dos pontos altos do evento é o momento no qual o orador irá discursar em nome de todos os formandos, e cabe aos colegas de turma escolher o mais indicado para cumprir essa função. Alguns discursos de formaturas já entraram para a história, é o caso do famoso discurso feito pelo então presidente da Apple Steve Jobs a um grupo de formandos de uma universidade nos Estados Unidos, a verdade em suas palavras serve de exemplo até hoje para estudantes de todo o mundo. Essa natureza autêntica deve fazer parte de qualquer discursador que deseja deixar a sua marca no momento da formatura. Para escolher o melhor orador para esse tão aguardado momento basta seguir alguns passos simples, porém antes é importante identificar algumas características nos candidatos, como por exemplo.1196600533 9fe9f04e59 480x250 Como escolher o orador da turma

  • Popularidade entre os colegas de turma
  • Desenvoltura na hora de falar em público
  • Ideias claras
  • Histórico escolar, social ou em atividades extracurriculares

Passo a Passo
1. Converse com os candidatos a orador da turma, verifique o grau de envolvimento dele com as atividades acadêmicas, é importante que ele esteja bem informado sobre tudo o que acontece em sua volta para que possa fazer um discurso consistente.
2. Considere a opinião dos outros estudantes, verifique o que eles pensam sobre cada um dos candidatos.
3. Saiba qual o grau de interação que os candidatos possuem junto aos outros estudantes, se eles costumam estabelecer conversa com outros colegas, mesmo que eles não participem da mesma turma.
4. Analise o relacionamento dos candidatos com os professores, se esses possuem um bom conceito sobre cada um deles, um bom relacionamento com os educadores também irá contribuir para que tudo corra bem no dia da formatura e que não haja nenhum problema.
5. Veja como os candidatos passam as suas ideias, verifique se elas são claras e de fácil compreensão, caso a resposta seja não, dificilmente essa pessoa conseguirá passar aos presentes toda a emoção do momento.graduation052 600x250 Como escolher o orador da turma

Dicas:
1. Os alunos que não costumam se destacar junto à turma poderão ser gratas surpresas, muitas vezes essas pessoas são excelentes oradores quando conseguem superar a timidez, não descarte ninguém nesse primeiro momento, analise todas as opções antes de tomar uma decisão.
2. Caso você seja o candidato a orador, converse com os seus colegas, tente conhecer um pouco mais sobre a vida de cada um deles e dos obstáculos que foram superados, daí podem surgir ideias muito interessantes na hora de construir um bom discurso.
3. Inspire-se nos grandes mestres das palavras, como os escritores antigos, mas não descarte os oradores atuais. Pesquise sobre discursos famosos e tente reproduzi-los dentro das suas possibilidades e cenários, evidentemente.
4. Faça um discurso verdadeiro, nada de falso elogio ou palavras vazias, cada termo precisa realmente ter um significado.
Apesar de buscar inspiração em referências, procure sempre colocar um pouco de você em suas palavras. Na hora de escolher o melhor orador da turma, tenha em mente todos esses pontos e boa sorte! Não se esqueça de compartilhar com a gente um pouco desse momento tão especial.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post