Como escolher o pneu certo para o carro


312677831_0dedad1fe8

Cada automóvel possui suas particularidades. Cada um tem uma altura diferente, uma largura diferente, uma parte interna com um tamanho diferente. No que diz respeito a veículos automotores, a escolha do pneu certo requer uma análise minuciosa, pois devido ao fato de atualmente existir uma enorme quantidade de pneus que se encaixam em um mesmo modelo de automóvel, podemos – e devemos – escolher o pneu mais adequado, para um melhor desempenho do veículo. Aqui veremos dicas de como escolher o pneu certo para o carro.

3412305312 da8bab383c Como escolher o pneu certo para o carroMilestoned/Flickr

Dicas

  • Antes de comprarmos um pneu para um carro, devemos levar em consideração desde o projeto do pneu, que tem como base os seus principais atributos, como o seu peso, a velocidade máxima que ele poderá alcançar, o sistema de suspensão utilizado no veículo, para que o carro será usado, entre outros fatores. Junto com a observação desses detalhes, podemos fazer um “test drive”, correndo com o carro na pista. Esta é uma das melhores maneiras de descobrir se um pneu é ou não adequado para o nosso veículo.
  • Nem sempre o pneu que está no carro no momento em que ele sai de fábrica é o melhor para o nosso veículo. Em alguns casos, pneus que saem de fábrica são os mais econômicos que a montadora encontrou no mercado, visto que essas empresas fazem o possível para economizar o máximo que puderem. Evidentemente elas não sabem como será o uso do automóvel futuramente, por isso apenas eu mesmo é quem podemos procurar o melhor pneu, aquele que seja mais confortável e que tenha um bom desempenho.  Mas não é apenas isso que devemos observar.

2382719895 4031159189 Como escolher o pneu certo para o carroKevin Briody/Flickr

  • O tamanho do pneu deve ser de acordo com o aro. Este detalhe é muito importante, até porque quando colocamos um pneu mais largo e mais alto do que o permitido pode levar multas, além de causarmos possíveis danos ao automóvel.
  • Outra questão importante é com relação a escolha entre um pneu que tenha o melhor desempenho e um que seja mais confortável. Essa é uma dúvida muito comum para os motoristas que procuram o pneu ideal para seus carros. Mas o que vai nos mostrar se é o pneu certo ou não é o perfil dele, pois este é um detalhe que pode modificar totalmente as reações do veículo durante o uso do pneu.
  • Um pneu que possui um perfil de tamanho mais elevado em geral traz maior conforto, isso porque ele mantém um bom desempenho em pistas esburacadas e defeituosas. Já aqueles que possuem um perfil de baixa estatura, levam ao veículo um nível muito mais avançado em seu desempenho.
  • Outro fator importante é a profundidade dos sulcos. Pneus que possuem mais largos e fundos possibilitam que o veículo tenha um melhor controle na pista, enquanto aqueles que possuem sulcos mais rasos possuem melhor performance em uma pista seca.

2957048589 fa235503801 Como escolher o pneu certo para o carroWillie Lunchmeat/Flickr

Como podemos observar, a escolha de um pneu requer tanta pesquisa e observação quanto a escola de um modelo de veículo. Cada uma das características citadas acima pode fazer diferença para o motorista. Por isso, ele deve buscar o pneu mais adequado, de acordo com a finalidade do uso do automóvel.

Boa sorte!

 (Imagem Destaque: shrk/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !