Como escolher o ramo de atividade de uma empresa


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Abrir uma empresa não é algo fácil. Além de todos os trâmites legais, o empresário ainda precisa tomar diversas decisões, como escolher o ramo de atividade da empresa, nome dela, definir missões e valores, entre outros. Entre todos esses itens, um dos mais difíceis é escolher o ramo da atividade de uma empresa, pois esta decisão vai impactar diretamente em todas as outras decisões. Além disso esta é a primeira decisão que deve ser tomada, antes mesmo de decidir abrir a empresa, pois esta já deve ser aberta com um ramo de atividade bem definido. Confira abaixo um passo a passo para ajudar a definir o ramo de atividade de uma empresa.DSCN2135 746834 600x250 Como escolher o ramo de atividade de uma empresa

Passo a passo

  1. Potencial de mercado: o ramo de atividade de uma empresa deve ser escolhido primordialmente com base nas oportunidades de mercado. Não adianta definir um ramo para o qual o qual o mercado já está saturado, a não ser que a empresa apresenta um grande diferencial.
  2. Oportunidade: muitas vezes aparece uma oportunidade única e é ideal aproveitar. Nestes casos é simples escolher o ramo de atividade de uma empresa. Por exemplo, não existem muitas lojas de material de construção na cidade, e estão sendo lançados vários loteamentos novos. Neste caso, existe uma grande oportunidade para pessoas que desejam abrir um comércio de material de construção.
  3. Investimento: alguns tipos de negócio demandam mais investimentos, enquanto outros demandam menos. Antes de escolher, é necessário verificar o quanto se pode gastar para empreender o projeto. Prestação de serviços costuma demandar menos dinheiro inicial, já empresas que revendem produtos demandam um grande investimento inicial.
  4. Tempo estimado: o empreendedor também deve levar em consideração o tempo de retorno do investimento. Se deseja que seja algo rápido, deve investir em segmentos que proporcionem este retorno, como empreendimentos inéditos na cidade e necessários. Já se tem tempo de esperar o retorno do investimento, pode escolher um ramo de atividade em que é necessário tempo para se firmar no mercado.
  5. Conhecimento: o empreendedor deve escolher um ramo de atividade que conheça bem, ou deve se informar e realizar cursos para compreender. Isto pode fazer grande diferença para o sucesso do empreendimento.

Essas são os fatores mais críticos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o ramo de atividade de uma empresa. Confira abaixo dicas para facilitar esta escolha.

Dicas

Elabore um plano de negócios detalhado: Defina o segmento no qual deseja atuar e anote os prós e contras de cada um, de forma objetiva. Faça isso para cada área que deseja, assim conseguirá tomar uma decisão mais apropriada.

Faça um curso de empreendedorismo: instituições como o SEBRAE oferecem cursos e até mesmo consultorias para auxiliar os empreendedores. Faça os cursos oferecidos, assim terá mais facilidade em definir a área de atuação que a empresa terá.

Com esse passo a passo e essas dicas será muito mais fácil definir o ramo de atuação de sua empresa. Boa sorte em seu empreendimento!

1 reply to this post