Como escolher os tons para decorar a sala


5462652737_00acc4c809

A decoração dos ambientes é uma ferramenta muito importante para garantir conforto e bem estar no local. Muitas pessoas acreditam que decorar é uma tarefa difícil, trabalhosa e que pode custar muito caro. Na realidade decorar é uma arte que pode ser exercida com sucesso por qualquer pessoa que tenha criatividade, bom gosto e estilo pessoal.

Uma das maiores dúvidas está em como escolher os tons adequados para cada ambiente da casa. A sala de estar em especial é um local importante e que traduz nossa personalidade já que é onde recebemos amigos e familiares. Confira algumas dicas de como escolher os tons certos para deixar sua sala bonita e moderna.

Uma boa ideia para começar é conhecer bem o ambiente e seus pontos positivos e negativos. Espaços muito grandes ou muito pequenos podem ser mais trabalhosos para se definir um estilo de decoração que fique harmonioso e aconchegante. Se a sua sala for pequena os tons claros ajudam a dar a sensação de amplitude necessária par a tornar o espaço mais proveitoso. Cores como branco, bege e cinza são boas bases para paredes, papéis de parede, tapetes e estofados. Para ambientes muito grandes cores quentes e impactantes como vermelho, roxo, laranja e amarelo são boas opções para fazer o espaço diminuir visivelmente.

Para salas com estofados e mobília de cor escura, os tons claros como verde água, azul bebê, rosa claro e lilás podem ser incorporados em elementos decorativos como quadros e almofadas por exemplo. Esta tendência de decoração que faz um contraste de cores é interessante e deixa o ambiente mais moderno.

DSC02864 Como escolher os tons para decorar a salapicaweb/ulissesconceição

Adicionar estampas de listras, bolinha, oncinha ou um tema floral nestes elementos também traz o mesmo efeito. Outra forma de colocar cor em ambientes monótonos é ousar na escolha de um tapete mais chamativo.

Os ambientes grandes ficam mais harmoniosos e sofisticados se forem divididos em dois ambientes diferentes. Deixar um espaço para a sala de TV e outro para uma sala de leitura ou escritório é uma boa solução para que a sala não pareça vazia ou até mesmo pouco aconchegante. Evite cores claras que tornam o ambiente muito calmo e podem trazer sensação de inquietude.

Escolha uma parede de destaque e pinte com uma cor alegre ou coloque um papel de parede com desenhos grandes, formas geométricas ou até mesmo flores. Use mobília em tons de madeira e estofados com cores calmas como marrom, preto e verde escuro que permitem maior combinação com outras cores da decoração.

4800243956 04673853d6 Como escolher os tons para decorar a salaFlickr/coronamejora

Usando pouco dinheiro e toda a criatividade é possível utilizar elementos simples mas que transformem o ambiente em um local agradável para receber as pessoas e relaxar nos momentos de lazer. Mas lembre-se de uma coisa muito importante: decoração é antes de qualquer outra coisa uma questão de estilo e gosto pessoal que definem e traduzem nossa personalidade.

Basta usar o bom senso para escolher cores que combinem entre si e possam criar contrastes interessantes. Deixe as cores apenas para os detalhes que podem ser trocados sempre que der vontade sem um custo muito alto.

(imagem destaque: Flickr/imobiliáriathá)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !