Como escolher tecido para colcha


tecido

A costura sempre foi um pont0 forte dos brasileiros, devido ao desenvolvimento desse mercado muitas empresas conseguiram se estabilizar dentro do mercado nacional. Reflexo desse grande desenvolvimento é o número enorme de tecidos e produtos que temos atualmente, como toalhas, tapetes e  colchas. A colcha é utilizada como decoração do quarto e serve exclusivamente para cobrir a cama, mas em alguns casos sua composição e conforto a transformam em cobertor. Sua base é sempre macia e acolchoada, e seus valores de custo se modificam conforme a matéria prima utilizada.

Dicas de como escolher tecido para colcha

As colchas são sempre adquiridas prontas, porém em alguns casos a pessoa quer fazer sua própria colcha e acaba tendo dificuldades em escolher um tecido adequado para sua produção. Em todo caso você deve estar ciente de que a qualidade do tecido depende muito de sua finalidade, e também de sua durabilidade, não existe um padrão de tecido, mesmo porque é possível criar uma colcha utilizando até mesmo retalhos.5050370856 6935340226 500x250 Como escolher tecido para colcha1) Leve em consideração o custo benefício dessa colcha, e também sua durabilidade, sendo um dos fatores que mais preocupam os consumidores brasileiros. Entre um dos principais tecidos utilizados está o cânhamo, trata-se de um tecido cinco vezes mais forte do que os de algodão, sua principal utilização é em cordas de embarcações, porém, também é muito utilizado em produtos de decoração, como as colchas. Vale lembrar que o cânhamo é um tecido natural, diferente de outros tecidos sintéticos que também são utilizados para produção de colchas.

2) Entre os tecidos sintéticos para a produção de colchas, estão o acetato e também o tafetá,  tecidos que também oferecem uma boa durabilidade e beleza, sem contar que seu valor de custo é bem menor, principalmente se comparado com um tecido natural. Em todo caso você deve estar ciente de que um tecido sintético não tem tanta resistência às lavagens.

3) Escolher qual dos tecidos acima utilizar é com certeza um fator pessoal, no caso dos tecidos sintéticos indicados acima, ambos contam com um diferencial, pois um é mais durável e outro acaba não oferecendo uma boa qualidade. Porém o que muitas empresas usam é a técnica de fazer a parte superior (exposta) com tecido de qualidade e a parte inferior com tecido de algodão que não oferece nenhuma qualidade mas, em contrapartida, são confortáveis. Essa técnica é bastante comum atualmente, pois diminui o custo para a empresa, consequentemente, para o consumidor.

Caso você queira fazer uma produção em grande escala, uma dica interessante é procurar revendedores ou até mesmo fábricas que produzem esse tipo de tecido, pois é uma forma de adquirir matéria prima barata . O acolchoado deve ser feito conforme o tecido utilizado. Boa sorte!     

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !