Como escolher um projetor


dlp-projector

O projetor é um aparelho indispensável em salas de reunião e apresentações, e até mesmo em salas de treinamento. O aparelho permite reproduzir imagens em telões, de modo a permitir que diversas vejam o conteúdo de modo mais fácil, ao contrário do que uma televisão por exemplo, que não possui o alcance do telão. Mas para que a apresentação seja bem sucedida é necessário saber escolher o projetor certo. Confira abaixo um passo a passo para aprender a escolher um projetor, com as características que devem ser observadas no aparelho.projector Como escolher um projetorPasso a passo

  1. Luminosidade: é a potencia luminosa do aparelho, geralmente medida em lúmens. Quando maior a potencia luminosa, melhor o resultado da imagem projetada, principalmente em locais em que não é possível retirar a luminosidade. Ou seja, ambientes claros requerem projetores com mais luminosidade, enquanto que ambientes escuros podem receber projetores com menos luminosidade.
  2. Dimensões: dimensão deve ser dada em função da distancia do público da tela. Quanto mais distante o ouvinte, mais precisão a imagem deverá ter para que todos possam enxergar e principalmente ler a imagem projetada no caso de textos.
  3. Tela Frontal: algumas telas são frontais, ou seja, projetam a imagem na frente da tela, e outras são traseiras, ou seja, projetam a imagem através da tela. Cada modelo possui suas vantagens. Por exemplo, o modelo frontal é o mais simples de usar, mas o modelo traseiro é mais discreto e portanto resulta em um ambiente mais elegante.
  4. Resolução: a resolução deve acompanhar a resolução do computador em que será ligado. Em caso de dúvida, é melhor comprar uma resolução maior para que a qualidade de imagem seja mais nítida.
    Projetores com resolução nativa de 800×600 por exemplo podem projetar resoluções maiores, mas muitas vezes o resultado não é satisfatório, podendo aparecer o texto serrilhado.
  5. Contraste: garante nitidez à imagem, fazendo com que as cores escuras e o preto não fique desbotado. As taxas comuns são de 100:1, com pouco contraste. Uma boa taxa de contraste é de 400:1, e quanto maior o contraste, melhor a reprodução de cores escuras.
  6. Qualidade: A qualidade do aparelho também deve ser levada em conta. Na dúvida, prefira marcas conhecidas, que geralmente possuem uma qualidade mínima.

Agora que você já sabe quais características devem ser levadas em consideração na hora de escolher um projetor, confira algumas dicas para facilitar esta tarefa.lcd projector2 Como escolher um projetorDicas

  • - Uma dica é utilizar a seguinte fórmula: dividir a distancia da tela até a ultima cadeira do auditório pelo número 7. O numero resultante é a dimensão vertical que a tela deve ter. A distancia horizontal será proporcional.
  • - Para saber se o ambiente é luminoso ou escuro, simule as situações de projeção em diferentes momentos do dia. Afinal, ao simular uma projeção apenas no período noturno a imagem pode ficar nítida, mas pode ser necessário realizar projeções também durante o dia, quando o ambiente pode ficar mais claro, mesmo com tudo fechado.

Siga este passo a passo e estas dicas, e boa sorte!

1 reply to this post