Como escolher um taco de sinuca


2537263833_d8ed44c254

A maioria dos amantes de um bom jogo de sinuca, prefere carregar o próprio taco a tiracolo, pois poderão tomar os cuidados necessários com o taco, e ainda, evita que tenha desgastes próprios de tacos em que muitos utilizam. Ou seja, literalmente, o importante é confiar no próprio taco. Com isso, poderá executar as melhores jogadas, sem se preocupar com as variações próprias de tacos tortos, ou com pontas desgastadas.

É bom lembrar que o taco é o instrumento de jogo, o qual direciona a bola exatamente na medida da intenção do jogador. A mesa e as bolas, juntamente com seus defeitos, ocasionam erros e acertos para ambos os lados. O taco e a habilidade do jogador são as únicas variáveis do jogo conhecido no mundo todo.

Alguns dos mais importantes jogadores da história da sinuca, sempre apregoaram que o importante é utilizar o mesmo taco durante toda a vida de jogador. Outros, já preferem dizer que o ideal é trocar de taco de acordo com as necessidades, considerando sempre o tamanho da mesa. O importante é pensar que os dois estilos de jogadores estejam certo, especialmente para quem está em inicio de carreira, independente do tipo de mesa utilizado.

2535002559 164395ba01 300x200 Como escolher um taco de sinuca

Via Flickr

Peculiaridades de tacos de sinuca:

O peso dos tacos de sinucas profissionais vai de 280 gramas até 650 gramas. cada jogador deve considerar o próprio peso e força. Quanto ao tamanho dos tacos, o comprimento, normalmente vai de 145 a 155 cm. Além desses dois aspectos é importante ficar atento a qualidade da madeira. Não é necessário nem saber de que madeira foi fabricado o taco, ou se é a madeira mais apropriada para a fabricação, mas se ele tem uma aparência bonita ou se a sua estrutura é firme. Cada jogador deve treinar com vários tamanhos, pesos e circunferências de tacos para escolher o melhor para o seu uso cotidiano. Alguns jogadores preferem tacos mais leves, outros preferem mais pesados, mais curtos ou mais longos. Para uma pessoa com boa coordenação e que não seja tão baixo, um taco curto poderá ser o mais indicado. Caso seja um jogador sem muita coordenação nos movimentos, seja, essa falta de coordenação fruto de uma baixa estatura, ou por outro motivo, o ideal é utilizar um taco mais longo para possibilitar distanciar um pouco mais as mãos pela superfície do taco.

A diferença entre um taco inteiro e um taco com rosca:

  • Taco Inteiro: O taco inteiro possibilita que o jogador tenha mais segurança na hora da tacada e sempre terá a mesma desenvoltura, pois não haverá variações, visto que não precisa ser montado e desmontado a cada jogo. Com esse tipo de taco o golpe poderá ser melhor direcionado, pois terá sempre a mesma variação.
  • Taco com Rosca: A melhor pedida para um taco com rosca, é a sua armazenagem. Quando o taco não estiver em uso ele estará guardado na sua capa sem exposição as intempéries do tempo e, também por ser guardado em duas partes, dificilmente vai empenar. No entanto, poderá haver variações, pois nem sempre terá o mesmo encaixe e a mesma pressão. Necessitaria muito treino para que em todos os jogos se obtenha o mesmo aperto no taco. Lembre-se que quanto mais apertado, menor será a variação, mas tome cuidado para não estragar a rosca do taco.
2532163657 6678597edc 200x300 Como escolher um taco de sinuca

Via Flickr

O mais importante que a escolha do taco é o seu cuidado.
Boa sorte e sucesso sempre….

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !