Como escovar os dentes corretamente


Orofacial 1

A saúde bucal é um reflexo dos cuidados com a escovação dos dentes, a limpeza da língua e das bochechas e a eliminação eficiente de germes e bactérias que se alocam com facilidade nas extremidades da boca. Desde os primeiros anos de vida, o ser humano deve adquirir o hábito de escovar diariamente os dentes, principalmente após as refeições e antes de dormir. E não basta possuir uma escova flexível ou uma boa marca de creme dental para garantir a força e saúde de seus dentes. Escová-los da maneira correta é o grande segredo para aqueles que almejam um sorriso mais branco e brilhante.

Rodrigo Amorim 600x450 300x225 Como escovar os dentes corretamente

Rodrigo_Amorim / Flickr

Como escovar os dentes corretamente

O sorriso é o principal cartão de visitas de qualquer pessoa. Afinal, quem não gosta de sorrir e ser recepcionado desta forma? O problema é que alguns fatores podem prejudicar esta importante característica humana, principalmente nas relações interpessoais.

Para muitas pessoas, escovar os dentes é um hábito e uma obrigação diária. Mas para outros, este evento só acontece em situações especiais e isoladas. Ou seja, existem indivíduos que só escovam os dentes quando lhes convém, seja para um encontro afetivo ou uma festa de gala.

É importante cultivar o hábito da escovação bucal a fim de evitar problemas estéticos e funcionais como o mau-hálito, o apodrecimento e a perda natural dos dentes, que acompanham muitas pessoas durante vários anos de suas vidas. Não existem motivos para não escovar os dentes. É fácil, refrescante e qualquer um é capaz de realizar esta breve atividade corretamente. Confira estas dicas e veja o que fazer para ter dentes fortes e saudáveis.

makelessnoise 600x450 300x225 Como escovar os dentes corretamente

makelessnoise / Flickr

Dicas

  1. Fio Dental – A escovação dos dentes começa com a utilização de fio dental, que remove os restos de alimento onde a escova não alcança. Passe o fio entre os dentes com movimentos de vai e vem, repetindo o processo em toda arcada.
  2. Enxágue Bucal – Depois que você utilizar o fio dental, faça um enxágue bucal para remover os resquícios de alimentos presentes nas gengivas e bochecha.
  3. Escova e Creme Dental – Aplique o creme dental nas cerdas da escova, que deve ser flexível para facilitar nos movimentos de limpeza. Comece limpando a parte de trás dos dentes, deslizando as cerdas de baixo para cima (na arcada inferior) e de cima para baixo (na arcada superior). Agora, abra um sorriso e inicie a escovação da parte da frente partindo do canto direito ou esquerdo e circulando os dentes lentamente. Realize este movimento até chegar à outra extremidade e finalize o processo deslizando as cerdas da escova de baixo para cima (na arcada inferior) e de cima para baixo (na arcada superior). Enxágue.
  4. Anti-Séptico Bucal – Para deixar sua boca com um aroma agradável por mais tempo, utilize um anti-séptico bucal após as escovações e sempre que julgar necessário.
  5. Cuidados – É recomendado escovar os dentes três vezes ao dia: pela manhã (antes ou depois do café), após o almoço e antes de dormir. Uma vez na semana, substitua o creme dental por bicarbonato de sódio, caso deseje clarear o esmalte dos dentes. Troque de escova à cada três meses e vá ao dentista, no mínimo, duas vezes ao ano.
Orofacial 600x450 300x225 Como escovar os dentes corretamente

Orofacial / Flickr

Além dos cuidados com os dentes, é preciso realizar a limpeza da língua e da parte interna das bochechas de forma regular, pois elas acumulam grandes porções de germes e bactérias após as refeições. Desta forma, o mais importante é cultivar o hábito de higienizar diariamente toda a cavidade bucal, investindo na prevenção de diversos problemas estéticos e funcionais que podem prejudicar diretamente suas relações pessoais e profissionais.

Boa Sorte!

Imagem destacada: Orofacial / Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !