Como escrever bem


3772721696_8cdb87cc21-F550x450

Quantas vezes você já teve dúvida ao escrever? Seja para uma redação em vestibular ou concurso público, um texto criativo para a faculdade, um anúncio de marketing, ou até mesmo em seu blog pessoal. Com o “boom” em torno da internet e redes sociais, muitas pessoas começaram a escrever mais, seja para divulgar suas ideais, pensamentos, seja para discutir propostas e ideologias. Escrever é o principal meio de interagir e se comunicar pela internet. E se você quer ser “ouvido” (lido na verdade) e passar suas ideais adiante, é essencial que escreva de maneira coerente e clara!

2338356621 fbf5cace2c b F550x450 Como escrever bem

Via creativecommons

Mas como sentir segurança ao escrever? Esta é uma pergunta que muitos se fazem. Embora pareça complicado para alguns, escrever bem não é nenhum ato sobrenatural e impossível, muito pelo contrário! Quer ver como é fácil? Para escrever bem você precisará dos seguintes materiais:

  • Papel (essencial para registrar as ideias e fazer o rascunho e pesquisa antes de escrever)
  • Caneta
  • Computador com software de texto (Word ou similar)
  • Conexão à internet

Tudo pronto? Então siga os passos:

  1. Defina o tema do texto: para escrever bem, você deve partir de um tema.
  2. Objetivo: o que você quer que o leitor compreenda com o seu texto? Suponhamos que a intencionalidade  seja demonstrar as diferentes visões de amor existentes na literatura. Você fará uma pesquisa neste sentido, colhendo referências de autores opostos que falem da mesma temática. Por exemplo: Luís Vaz de Camões e Vinicius de Moraes, que abordam o mesmo tema em grande parte de suas obras, mas que possuem diferentes conteúdos e visões de mundo.
  3. Selecionar dados: em sua pesquisa você recolheu poemas, textos, livros, destacou trechos das obras, leu artigos de crítica literária sobre ambos, enfim, anotações, recortes de jornais, sites de internet, tudo foi checado em sua pesquisa. Agora é hora de separar o que tem maior relevância.
  4. Esqueleto do texto: anote os dados selecionados em ordem crescente de relevância. Este processo será o responsável em dar uma sequência lógica ao seu texto e fará com que você escreva bem melhor do que se jogasse tudo aleatoriamente. Desta maneira, o “esqueleto” do texto irá nortear o raciocínio.
  5. Comprovar ponto de vista: para provar que há diferentes visões de amor na literatura de Camões e Vinicius, você buscará sustentação e argumentos para confirmar a hipótese levantada anteriormente. Cabem aqui citações e exemplos da escrita de ambos, e relacionar com diversas áreas do conhecimento. A palavra de críticos também pode agir como argumento de autoridade. Tente reunir provas daquilo que você definiu como objetivo do texto.
  6. A estrutura do texto: introdução, onde você apresenta o tema, sintetiza o ponto de vista que será apresentado.
  7. O desenvolvimento: pontos importantes da ideia a ser trabalhada, argumentação.
  8. Conclusão: deve ser fechado com ideais argumentativas, retomando as ideais da introdução.
2264933697 f7f61e606f b F550x450 Como escrever bem

Via creativecommons

Título: só no final você dará o título ao texto! Agora você pode digitá-lo no computador e divulgar na internet! Lembre-se de que, quanto mais você cultivar o hábito da leitura e quanto mais escrever, melhor você ficará na produção da escrita! Bons textos!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post