Como escrever sua autobiografia


mulher e máquina de escrever[6]

mulher e máquina de escrever6 285x175 Como escrever sua autobiografia

Dizem que para se ter uma vida completa você deve fazer três coisas, e que no trajeto para se conseguir cada uma delas você terá vivido tudo de bom que vale a pena viver neste mundo. Tais coisas seriam: plantar uma árvore, ter um filho e escrever livro. E já que estamos falando de vida, da nossa própria vida, por que não unir o útil ao agradável e escrever um livro falando sobre a gente mesmo? Sobre o que vivemos e temos vivido? Uma autobiografia!

mulher escrevendo 285x175 Como escrever sua autobiografia

Tecnicamente falando, o termo autobiografia diz respeito a um gênero literário em que o autor narra sua própria história de vida, ou seja, é uma biografia onde o autor é também o personagem principal e real. Normalmente é narrada em formato de prosa.

woman writing a book 285x175 Como escrever sua autobiografia

Escrever sobre si mesmo pode ser uma experiência desafiadora e gratificante, por isso, neste guia, Comofas te ensina como escrever sua autobiografia.

Passo a Passo

1) Esquematize de forma cronológica os pontos importantes da sua vida que deseja relatar no livro. Isso vai te ajudar a se situar dentro da história.

2) Utilize um evento importante da sua existência como marco inicial para a sua história. Procurando sempre fugir do óbvio: “Eu nasci no dia tal em tal hora…”. Evidente que sua biografia deve conter informações sobre onde e como você nasceu, mas este não precisa necessariamente ser o ponto de partida.

3) Tenha um gancho para a sua história. É certo que sua autobiografia não é uma história de ficção, porém as mesmas regras valem aqui para prender o leitor. Você precisa de um argumento, um motivo que convença sobre a necessidade da sua escrita bem como justifique a atenção solicitada ao leitor. Algo do tipo: “Minha trajetória como guerrilheiro”; “Dias de um velho astro do rock”; “Como eu conheci sua mãe”; etc.

4) Não dê muitos detalhes logo no inicio, pode tornar a leitura algo massante. Você não precisa descrever, por exemplo, cada refeição do seu primeiro mês como escoteiro. Escrever sua autobiografia não significa, necessariamente, incluir minuciosamente cada aspecto de sua história. Tenha um foco e procure descrever os fatos que sejam importantes para mantê-lo.

5) Estabeleça um tom para o seu livro nas primeiras páginas do primeiro capitulo e tente permanecer fiel a ele ao longo de toda a obra. Assim estará apresentando ao leitor a forma como compartilhará os detalhes de sua vida com eles. Deixe-os saber que tipo de narrativa os espera e aproveite para utilizar tal recurso também como forma de prender a atenção das pessoas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

23 replies to this post
  1. Autobiografias – apesar do nome podem ser escritas por gohstwriters – e biografias são contribuições tão importantes quanto ter um filho ou plantar uma árvore.É vital preservar dados, registrados como a imagem de um momento da vida, experiências de trabalho, opiniões, valores, atitudes.

  2. olá muito boa tarde, eu ando a escrever uma autobiografia, mas ainda não consegui arranjar um nome para o meu livro, acha que me pode ajudar a escolher um nome que ainda não tenha sido publicado? muito obrigada

  3. Acabei de lançar meu livro em particular – sobre minha vida mas agora estou sentindo vazia e gostaria escrever mais, talvez um autobiografia completo. Preciso um curso aonde posso escrever talvez mais detalhes e ser corrigida (já que o português é língua que adquiri nestes 54 anos de imigração ao Brasil.) É possível? Espero seu contato com esclarecimentos…..