Como escrever um artigo acadêmico


7136810105_7c745e9140_b

O artigo acadêmico é o documento pedido por professores e mestres em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, entre outros. Consiste na criação de um texto científico e original sobre determinado assunto, muitas vezes escolhido pelo próprio aluno, mas com uma estrutura protocolada. Na hora de fazer essa pesquisa os alunos precisam consultar autores consagrados, fazer pesquisas empíricas ou teóricas, além de lançar mão de outras ferramentas.

artigo2 Como escrever um artigo acadêmicoPara muitos, escrever um artigo acadêmico é sinônimo de desespero, por se tratar de um texto diferente daqueles que estão acostumados a fazer, visto que esse tipo de artigo deve rigorosamente seguir um formato pré-determinado. Vale lembrar que, muitas vezes, esses artigos científicos servem de base referencial para outros pesquisadores, por esse motivo é muito importante escrever uma pesquisa de qualidade e realmente importante.  Aprender as regras básicas é o primeiro passo na hora de fazer um bom artigo acadêmico.

csp artigos2 Como escrever um artigo acadêmicoSaiba como escrever um artigo acadêmico

Antes de tudo é necessário escolher um assunto sobre o qual você tenha algum conhecimento prévio, pois dessa forma o conteúdo, de alguma forma, já será familiar e as fontes de pesquisa serão relativamente conhecidas. É preciso, também, ter em mente (e em mãos) as regras da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável por normatizar a produção de documentos tecno-científicos.

Passo a passo

  1. Leia sobre os diferentes tipos de textos sabendo diferenciar as linguagens formal, jornalística e acadêmica, a partir dai verifique quais podem servir como referencial teórico para o seu trabalho. Normalmente os mais indicados são outros trabalhos científicos.
  2. Aprenda mais sobre a nominalização, que é usada para eliminar o excesso de palavras e termos repetidos, dessa forma o seu artigo científico ficará mais direto, evitando a prolixidade.
  3. Saiba diferenciar a voz ativa da voz passiva, pois isso irá influenciar na maneira como o seu artigo será construído.
  4. Leia outras pesquisas que sejam do seu campo de estudo, observe como os autores construíram o seu texto, como eles usaram os verbos e outros recursos.
  5. Consulte sempre as normas da ABNT, tanto para retirar dúvidas quanto para verificar se o seu trabalho, a medida em que vai sendo construído, está adequado às referidas normas.
  6. Nunca faça plágio, sempre cite os autores ou escritores que porventura você usar, pela lei brasileira, plágio é crime passível de punição.
  7. Preste sempre atenção na pontuação do seu texto, uma vírgula fora do lugar poderá comprometer todo o seu trabalho.

Dicas:

  • Um artigo científico é, antes de tudo, um texto dissertativo, que começa pelo título, seguido de um breve resumo, uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Coloque sempre as referências bibliográficas ao final do seu trabalho, indicando também onde elas foram utilizadas. Sem suporte científico o seu artigo não terá valor nenhum.
  • Pesquise modelos de artigos acadêmicos e use-os como base para o seu. Neste link segue um exemplo de artigo científico bem feito: http://files.bvs.br/upload/S/1413-4012/2011/v16n1/a2148.pdf

Um bom artigo acadêmico é a união de um bom conteúdo com uma boa estrutura, logo os dois irão influenciar o resultado final, preste atenção em todos os detalhes e boa sorte!