Como escrever um convite


Copyright

Na realização de um evento, além dos cuidados com a decoração, o Buffet e a segurança do local, a lista de participantes e a emissão dos convites merecem destaque e são indispensáveis para que tudo aconteça conforme o planejado por quem deseja realizar um casamento, festa de aniversário ou campanha publicitária.

Para cada tipo de celebração é confeccionado um modelo diferente de convite, que se resume no modo formal de avisar aos convidados sobre a importância que cada um apresenta para o sucesso de uma reunião de amigos ou colegas de trabalho.

Se você tem dúvidas ou não sabe como escrever um convite referente ao seu evento, confira algumas dicas que irão lhe orientar sobre o modelo, a estrutura e o conteúdo que este documento deve apresentar.

4774287998 63fe1df00d Como escrever um conviteClevisbrito/Flickr

Como escrever um convite

O convite é constituído de três etapas fundamentais e que muitas vezes são menosprezadas pelos idealizadores e responsáveis diretos na produção de um evento, seja ele formal ou informal. São elas:

  • Modelo: A maioria dos convites segue um formato padrão (retangular), porém, este aspecto deve ser condizente com a proposta do evento. Se for algo mais reservado, devem-se utilizar cores neutras e apostar no estilo padrão para não fugir muito da proposta dos idealizadores. Quando a festa for relacionada ao âmbito familiar e envolver somente pessoas íntimas, como um jantar ou almoço, as cores podem ser utilizadas livremente e o modelo pode ser personalizado.
  • Estrutura: A relação do local, data e horário onde o evento será realizado deve ser clara e detalhada no topo desta carta. O nome do responsável pode ser incluso em um dos cantos superiores, em letras diferenciadas e com destaque. A estrutura será o fator mais importante do convite e toda a atenção deve estar voltada em função deste aspecto.
  • Conteúdo: Trata-se de uma mensagem que o responsável pela festa deseja transmitir aos seus convidados, relacionada ao motivo de execução daquele evento. Existem centenas de trechos poéticos e filosóficos que podem ser utilizados para que o idealizador consiga impressionar seus convidados, motivando-os a comparecerem no dia, local e horário estabelecidos na carta, quer seja para uma reunião formal ou informal.

Baseado nas informações sobre a criação de convites, o próximo passo é a elaboração de alguns esboços e modelos referentes ao evento e seus motivos de realização. Feito isso, basta levá-los a uma gráfica e escolher o design desejado de impressão.

6710101643 89f8f961df Como escrever um convitefotosgovba/Flickr

Dicas

  • Escolha um tipo de papel resistente contendo detalhes nas margens e no fecho central;
  • Evite modelos de convite com muitas dobraduras, pois isto poderá influenciar negativamente no conteúdo do material. A simplicidade neste tipo de criação pode ser um grande diferencial em eventos familiares ou de carácter pessoal.
  • Escreva somente as informações mais importantes sobre seu evento e inclua uma breve e inspiradora mensagem para seus convidados. Evite outros tipos de conteúdo que possam desviar o foco e a proposta de sua idealização.

Seja qual for o motivo de sua festa, a elaboração de convite é indispensável para que se tenha controle maior dos convidados e para que todos se sintam importantes na execução e no sucesso de uma festa.

Boa Sorte!

(imagem destaque:patriciafigueira/Flickr)