Como Escrever uma Carta de Separação


5165061932_3529e29b9a

Terminar um relacionamento muitas vezes é doloroso e delicado, mesmo quando a separação ocorre sem brigas. As coisas ficam ainda piores quando uma das partes está muito ressentida e não aceita a separação, ou quando não é mais possível ter uma conversa frente a frente, franca e aberta; nesse caso escrever uma carta talvez seja a melhor saída. Mas antes de tomar qualquer atitude, reflita bem sobre o que você verdadeiramente sente pela outra pessoa.

Para escrever uma carta de separação é necessário apenas caneta, papel e a certeza de que realmente quer dar um fim ao relacionamento. Abaixo estão os passos e as dicas para escrever uma boa carta, a certeza fica por sua conta. Lembre-se de fazer um parágrafo para cada um dos itens.

 

Saudação: seja cordial

Seja breve e cordial ao cumprimentar, evite apelidos muito íntimos, pois do contrário a pessoa poderá pensar que ainda existe alguma chance de reatar a relação. Não pergunte como a pessoa está ou se sente, se você já souber a resposta; em alguns casos um simples “oi” pode ser suficiente.

Não se preocupe com o local e a data, pois esta é uma carta informal e eles poderão ser colocados após a assinatura.

8386109770 45163e79b5 Como Escrever uma Carta de SeparaçãoFlickr/usaghumphreys/

Introdução: não ande em círculos

Inicie falando sobre o motivo que levou você a escrever a carta, pode ser a dificuldade em conversar pessoalmente, a resistência do outro em aceitar a separação ou o desejo de esclarecer de uma vez por todas a situação. É importante que, ao ler a carta, a pessoa entenda logo do que se trata; fazer rodeios pode afastar você do seu propósito e confundir quem está lendo.

 

Desenvolvimento: seja dócil, mas firme

Escolha bem as palavras, diga com firmeza que não deseja mais levar o relacionamento adiante, exponha os motivos com clareza, evitando tocar em pontos sensíveis. Se vocês já discutiram bastante sobre uma determinada questão, tente não cair na mesma armadilha e dar combustível para uma nova discussão.

Procure se lembrar de coisas boas que aconteceram no relacionamento, para que a pessoa não se sinta arrasada ao ler a carta. Cite, por exemplo, algum momento em que precisou de ajuda, conforto ou um ombro amigo, e recebeu; ressalte também as suas qualidades, além dos pontos fortes do outro. Nesse momento é importante não se magoar e não deixar o outro ainda mais magoado; essas lembranças ajudam a trabalhar a autoestima e a fazer com que ambos se sintam melhor.

Demonstre que, apesar desta ou daquela característica positiva que o outro possua, você ainda quer se separar. Pode ser que você não consiga convencer o outro das suas razões, mas o que mais importa nesse momento é que você transmita ao outro as suas ideias e os sentimentos.

Encerramento ou despedida: demonstre segurança e determinação

Reafirme, com clareza, que não deseja continuar junto com a pessoa, mas seja gentil e tente se colocar no lugar do outro, pois ninguém gosta de se sentir rejeitado. Mantenha uma atitude positiva, pois não é o fim do mundo para nenhuma das partes, mesmo que pareça ser.

NoWedding Como Escrever uma Carta de Separaçãocommons.wikimedia/Musaromana,Tangopaso

Releitura: correções e acréscimo de algo

Releia a carta com atenção, não se esqueça que é necessário ter objetividade, sinceridade e delicadeza ao mesmo tempo; retire palavras e expressões rudes ou excessivamente amorosas. Assine a carta, de preferência com o nome e não com um apelido, e coloque a data.

Certifique-se que realmente deseja se separar, pois pode ser apenas uma fase ruim no relacionamento. Se você não tem certeza do quão definitiva é a separação, deixe no ar um fio de esperança, porque quando se trata de sentimentos, tudo é possível.Boa sorte!

(imagem destaque: Flickr/leehaywood/)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !