Como escrever uma carta


CartaDescartes_1276029193_0

Houve um tempo em que um dos únicos meios de comunicação era através de cartas escritas. Elas poderiam demorar dias até chegar no seu destino, mas ainda assim eram eficientes e muito usados meios de comunicação. Com a evolução das opções de contato remoto, as formas de se manter contato entre familiares e amigos, ou até mesmo para negócios, mudaram drásticamente. Primeiro tivemos o nosso grande amigo telefone, que foi uma revolução comunicativa, até que evoluiu para o celular. Já a carta, podemos dizer que se transformou e evoluiu para o nosso tão conhecido e popular e-mail.

escrever1 Como escrever uma carta

Saber escrever uma carta é essencial. Pode até ser que você nunca use, mas vai saber quando irá precisar em algum vestibular, concurso público ou então uma necessidade em sua empresa. Nem sempre o e-mail é melhor meio de contato escrito.

Há algumas regras gramaticais na escrita de uma carta. Vamos conhecer cada uma delas e saber como diagramar corretamente uma carta que será enviada pelo correio para seu melhor amigo ou aquela tia que mora bem longe de sua cidade e não tem telefone nem e-mail.

Uma carta consiste em três partes: cabeçalho, conteúdo e saudações.

Cabeçalho:

É onde você irá abrir a sua carta, deve conter a cidade onde você mora e a data em que a carta foi escrita (dia, mês e ano).

O cabeçalho é uma forma essencial de saber sobre  a carta.

escrever2 Como escrever uma carta

Conteúdo:

Nesta etapa você irá escrever o texto de sua carta. Seja breve e tenha clareza em suas palavras.  Lembre-se que a carta é uma gênero textual assim como o conto e a poesia, portanto deve ter começo, meio e fim. Use uma boa ortografia e se escritia a mão, uma boa caligrafia.

Saudações:

Como temos o cabeçalho, que começa a carta, temos a saudação que encerra o assunto. É a finalização da carta. Como segue um exemplo:

“Com carinho, José da Silva”

escrever4 Como escrever uma carta

Envelope da Carta

Quando for mandar uma carta para alguém, ela deve ir dentro de um envelope, cujo tamanho pode variar de acordo com o tamanho do papel usado para a carta. No envelope, você deverá escrever as informações do remente (quem está mandando a carta) e o destinatário (quem irá receber a carta).

Do lado com a aba do envelope, você irá colocar as informações e dados do remetente. Já do lado contrário da aba, os dados e informações do destinatário.

As informações básicas e necessárias são:

Nome Completo:

Endereço (Rua, número, bairro):

CEP:

Cidade/Estado:

São com essas informações que o carteiro irá localizar e identificar o seu familiar ou amigo cuja carta será entregue. Temos de estar cientes que a carta não precisa de muitas informações desnecessárias, basta o básico citado acima para poder identificar o destinatário.

escrever3 Como escrever uma carta

Escrever uma carta merece um mínimo de dedicação, afinal, você estará colocando os seus sentimentos nesta carta, se for no caso de uma carta pessoal, ou estará colocando todas as suas confianças neste pedaço de papel, no caso de uma carta profissional.

Muitas pessoas veem a carta com um grande valor sentimental, e não apenas como uma forma de entrar em contato. Uma carta de amor pode ser guardada por um bom tempo, assim como uma carta de um familiar muito querido ou aquele seu amigo de todas as horas e momentos.

Com o avanço da internet e o constante uso do e-mail, pessoas ainda assim preferem entrar em contato com os amigos através de cartas. Conheço um caso onde dois amigos “virtuais” que nunca se viram na vida, mandaram-se cartas declarando sua amizade. É algo realmente emocionante e que deve ser guardado a sete chaves, principalmente no coração e na mente.