Como escrever uma press release


jornal

Imagine a cena. Um jornalista está elaborando sua pauta. Ele procura por um tema relevante, algo que tenha consistência para se tornar uma notícia importante. Mas ele ainda não sabe o que poderia ser.

pr1 Como escrever uma press release

Longe dali, você tem uma informação importante e procura desesperadamente alguém que se interesse em divulgá-la. É para isso que existe a press release, uma ferramenta para sugestão de pauta para jornalistas.

300px Newspaper.svg Como escrever uma press release

Image via Wikipedia

Normalmente elas são produzidas por assessorias de imprensa independentes ou ligadas a empresas. E diariamente milhares de press releases são enviadas para os mais diversos veículos de comunicação do país (canais de televisão, jornais, revistas, rádios, agências de notícias para internet). E aí nasce um desafio: fazer com que o seu release se destaque.

A boa notícia é que existem algumas dicas importantes para quem deseja escrever press release. Fique ligado.

 

150x100 Como escrever uma press release

Image by Getty Images via @daylife

Passo a passo:

  1. Analise se o seu conteúdo é realmente consistente. O grande erro da maior parte dos releases é ser irrelevante, frágil. Isso não apenas faz com que ele seja descartado pelos jornalistas, como pode fazer com que eles criem uma resistência as sugestões enviadas por você. Muitos profissionais disparam dezenas de press releases e começam a criar uma imagem negativa, ao invés de realmente proporem pautas de qualidade. Portanto, seja bem criterioso antes de pensar em escrever uma press release.
  2. Seja objetivo. Lembre-se que você está escrevendo para um jornalista. O título da press release já deve esclarecer sobre o que se trata o restante do texto e ser impactante para fazer com que os profissionais se interessem por lê-lo por completo.
  3. Diga muito e escreva pouco. Uma press release deve ter poucos parágrafos e, a não ser em raras exceções, não ultrapassar uma página ou lauda. O ideal é possuir de 3 a 5 parágrafos. Você deve demonstrar com argumentos e fatos que a sua sugestão é consistente, útil. Mas não exagere nas palavras, isso além de desnecessário, enfraquece o seu material.
  4. Acerte a mão no primeiro parágrafo. Ele complementa o título e deve ser a parte mais importante do seu texto. Esclareça ali o que há de mais importante: o quê, onde, quando, como e porquê. Responder essas questões é fundamental para convencer o seu público de que aquele assunto merece atenção.
  5. Apresente dados que reforcem a importância do assunto. Se um tema tem sido explorado, mostre exemplos que despertem o olhar do jornalista para essa questão.
  6. Coloque seu nome e contatos ao final do texto. Se for o caso, anexe fotos ou vídeos que complementem o release. Mas somente se for realmente necessário.
  7. Selecione bem para quais veículos você vai encaminhar seu release. Disparar seu texto para todos os jornalistas que estão na sua lista de contatos é um grande erro e faz com que o seu material perca credibilidade. Analise bem que veículos possuem o perfil para tratar com coerência o material que você possui em mãos. Alguns assuntos podem ser tratados pela imprensa em geral. Outros têm relevância apenas para alguns veículos específicos. É fundamental você estudar bem qual o estilo jornalístico de cada veículo antes de disparar seu release.
pr2 Como escrever uma press release

Depois de enviar seu texto, lembre-se uma última e importante dica: nunca cobre a publicação de um release. O seu papel é sugerir. Cabe ao jornalista decidir se o leva adiante ou não. Você pode até criar um relacionamento mais próximo com os jornalistas, mas jamais deve exigir ou ficar questionando a não publicação de um material. Isso, além de inadequado, cria uma imagem negativa que dificilmente se reverte depois.

Seguindo essas dicas, é bem provável que você veja suas sugestões de pauta se tornarem temas importantes em grandes veículos.

Boa sorte e ótimas notícias.

 Como escrever uma press release

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !